Em roda, ritmados por um tambor e palmas, alunos do 5º ano dançaram e entoaram a letra composta por eles, que manifesta contra o racismo no Brasil. Um momento lúdico, divertido e também de reflexão sobre o processo histórico
do país.
A apresentação do Jongo, dança de origem africana trazida pelos escravos, está inserida no aprendizado do Módulo de Contadores de História, coordenado pelas professoras Cleuza Maria Abranches Penna e Carolina dos Santos Bezerra-Perez. Essa iniciativa promove o ensino da história da África e da cultura Afro Brasileira, em cumprimento à Lei 10639/03 (lei que torna obrigatória exatamente esse ensino – da cultura afro – no ensino básico).
Na apresentação desta quinta-feira (18/09), na sala da Oficina Literária, alunos, professores e plateia cantaram juntos o ponto:
“O 5º A não quer mais racismo no Brasil
(2x)
Pois ele faz lembrar os tempos de cativeiro
(2x)
Dignidade é legal, é legal.
Respeito é legal, é legal.
E viva o povo, viva o povo brasileiro.
Ilariê (3x)”