UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Visitação escolar e grupos

Você está em: Visitação > Visitação escolar e grupos

Monitores_visita_escola_jardimbotanicoufjf__fevereiro2019_Foto_MariaOtaviaRezende_UFJF (1)

Monitores da equipe de educação ambiental acompanham grupos de visitas em cinco roteiros (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Uma das funções do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora é ser um propulsor de ações educativas que visem a reflexões acerca das relações socioecológicas e da relevância de preservação e conservação ambientais. Do mesmo modo, o Jardim se apresenta como um espaço para pensar sobre os diferentes papéis assumidos pelo homem em sua interação com o meio natural.

 

Para isso, roteiros especiais foram preparados para receber grupos escolares e outros grupos com foco educacional. Para participar do programa gratuito, é necessário que o professor responsável pelo grupo agende a visita por meio de nosso formulário online.

 

O professor poderá escolher entre cinco roteiros que mais convier à turma e à faixa etária dos estudantes ou indicar um percurso próprio, acompanhado de nossos monitores de educação ambiental. Nessa caminhada pelo Jardim, pode ter aquela paradinha para o lanche, levado pelos próprios participantes. Basta solicitar esse intervalo também no formulário.

Conheça os detalhes de cada roteiro.

 

Horários e vagas
As visitas escolares ocorrem de terça a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Nesta etapa, estão sendo agendadas visitas para os meses de julho a setembro. A visita é gratuita!

Para cada turno, são abertas 45 vagas para estudantes e 5 para professores ou acompanhantes da escola. Para melhor andamento e segurança da visitação, a Equipe de Educação Ambiental sugere que professores e acompanhantes façam a visita junto dos grupos.

 

Como agendar
Para participar das visitas escolares, basta preencher o formulário online, que pode ser acessado através do link abaixo:


Acesse aqui o formulário de agendamento de visita escolar.

 

Você deverá escolher o roteiro e seguir as orientações enviadas por email. Caso não encontre uma data inicialmente escolhida, isso significa que o dia já está preenchido. 

 

Cada escola poderá solicitar, no máximo, quatro visitas por período de agendamento. Quando esse número for extrapolado, serão consideradas apenas os quatro primeiros agendamentos. Essa medida é para garantir acesso a um maior número de instituições.

 

Após o agendamento, será enviado ao email cadastrado uma declaração anexa, que deverá ser impressa e assinada pela direção da escola. Esse documento apresenta, dentre outras informações, o consentimento da escola em relação aos seus compromissos e aos riscos da visita ao Jardim Botânico, inerentes a espaços abertos. Assim, sugerimos a leitura das recomendações para visitação antes de agendar a visita, pois a escola deve declarar seu consentimento. A entrega da declaração na portaria do Jardim é condição obrigatória para a visita.

 

 

Saiba como chegar ao Jardim em nossa seção Informações Gerais e obtenha outras orientações para a visita.