UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Regimento

Você está em: Institucional > Regimento

jardimbotanicoufjf_foto_GabrielaMacielUFJF

Regimento expressa missão de preservar, conservar e restaurar este remanescente de Floresta Altântica (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

O regimento do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), no dia 31 de maio de 2012. O documento foi o produto de um trabalho conjunto de diferentes setores da UFJF e está estruturado em três capítulos:

 

– Capítulo I: focado em definir a vinculação institucional do Jardim Botânico e transmitir suas missões e competências, com destaque para as ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional, destinadas à preservação, conservação, restauração e educação ambiental, relativas aos remanescentes da Floresta Atlântica da Zona da Mata Mineira.

 

– Capítulo II: define a organização da estrutura administrativa do Jardim Botânico, regulamenta as atribuições dos gestores e seus parceiros institucionais. Destaca-se a instituição e a representatividade dos conselhos Administrativo, Técnico e Comunitário, compostos por diferentes setores da comunidade acadêmica e civil. Possuindo um caráter multidisciplinar, os conselhos contam com a presença de importantes parceiros, como os líderes de associações de bairros, órgãos ambientais, representantes da segurança pública, ONGs, entre outros.

 

– Capítulo III: trata da consolidação e disposições finais do regimento, com destaque para a submissão de ações da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, para apreciação pelos conselhos competentes.

 

Leia o Regimento do Jardim Botânico UFJF na íntegra (arquivo em pdf)