UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Extensão

Você está em: Ações > Extensão

comunidade_quilombola_encontrodesaberes_foto_GessicaLeine_UFJF

Por meio da extensão universitária, Jardim estabelece diálogo com a sociedade, como comunidades quilombolas  (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A extensão universitária é, segundo a Política Nacional de Extensão Universitária, “um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”.

 

Assim, a extensão rompe os “muros” da universidade para realizar ações que, considerando a complexidade histórica de nossa sociedade, visem à redução das desigualdades sociais e à emancipação dos atores envolvidos, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. É na extensão que a universidade concretiza sua função social.

 

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora está alicerçado na sua Pró-reitoria de Extensão, portanto, tem no diálogo emancipador com a sociedade sua principal atividade fim.

 

Devido a sua recente inauguração, este diálogo ocorre especialmente pelas ações de visitação e Educação Ambiental, institucionalizadas pelo projeto “Implementação das Ações de Educação Ambiental no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora”, que prevê 30 bolsas de extensão para os monitores e monitoras em formação.

 

Contudo, devido à complexidade do Jardim Botânico, sua importância ambiental para a cidade de Juiz de Fora e sua proximidade com diversos bairros do entorno, as potencialidades de projetos de extensão são muitas.

 

Agenda e Orientações

Em breve serão divulgados o formulário online para o desenvolvimento de propostas de extensão no contexto do Jardim Botânico e as orientações detalhadas para a realização das atividades.
 

Todos os programas e projetos de extensão desenvolvidos no Jardim Botânico devem seguir a “Política de Extensão na Universidade Federal de Juiz de Fora”, aprovada em 2018.

 

As propostas serão analisadas pela Diretoria do Jardim e pela Pró-reitoria de Extensão da UFJF. O parecer analítico da Direção será enviado ao requerente em, no máximo, 30 dias.

 

A utilização das coleções, a coleta de materiais, a instalação de equipamentos, a interferência física e os prováveis impactos socioambientais necessários e oriundos à realização da ação de extensão deverão estar previstas no projeto para aprovação e emissão da autorização.