Jardim Botânico recebe bicho-preguiça fêmea

bicho-preguiça no Jardim Botanico UFJF - Foto Lucas Morgado

Mamífero foi levado ao Jardim para vida livre, na última quinta, 30 (Foto: Lucas Morgado)

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, na última quinta-feira, 30, um bicho-preguiça encontrado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Desde 2016, é o terceiro animal da espécie a ser introduzido no Jardim para vida livre.

A nova preguiça é uma fêmea adulta da espécie Bradypus variegatus e se encontra em perfeito estado de saúde, conforme o vice-diretor do local, Breno Moreira.

bicho-preguiça no Jardim Botanico UFJF - Foto Lucas Morgado

Este é o terceiro bicho-preguiça entregue no Jardim desde 2016 (Foto: Lucas Morgado)

O animal foi encontrado nas imediações do ICB e não se sabe exatamente como chegou até lá. A principal suposição é de que tenha vindo da mata da Faculdade de Educação Física, visto que uma pequena população de bichos-preguiças já foi registrada em áreas ao redor da Universidade, como Morro do Cristo e Parque da Lajinha.

A captura foi realizada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/IEF) de Juiz de Fora. O transporte do animal é feito em gaiolas espaçosas com as garras envolvidas em esparadrapos para evitar ferimentos.

Moreira afirma que a escolha do Jardim como destino do animal é adequada, uma vez que o local supre suas necessidades. A Mata do Krambeck possui área de 512 hectares e vasta vegetação.

Sobre bicho-preguiça

bicho-preguiça no Jardim Botanico UFJF - Foto Lucas Morgado

Machos e fêmeas atingem maturidade sexual aos seis anos (Foto: Lucas Morgado)

São animais mamíferos encontrados somente nas Américas. Possuem hábitos diurnos e noturnos e, graças às suas garras, vivem pendurados em copas de árvores, alimentando-se de folhas, ramos e brotos de várias plantas. Pelo seu hábito arborícola, B. variegatus é altamente vulnerável no chão.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), não há uma expectativa de vida precisa sobre esses animais. Machos e fêmeas atingem a maturidade sexual com seis anos, quando então alcançam peso e tamanho de um adulto. É considerada regionalmente extinta no estado do Paraná. (Fonte: ICMBio).

Outras informações: (32) 3224-6725 – Jardim Botânico da UFJF

ufjf.br/jardimbotanico

O Jardim é aberto à visitação gratuita, de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 17h. Última entrada às 16h.