Fechar menu lateral

Jardim Botânico sedia 6ª Feira de Trocas e Doações de Mudas

48031392512_c383dfd93c_kA VI Feira de Trocas e Doações de Mudas de Juiz de Fora acontece no próximo domingo, dia 29, no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Realizado pelo Coletivo Em Folhas, o evento acontecerá das 13h às 16h, com entrada franca. A administração alerta para a importância de se chegar cedo, pois os participantes que chegarem primeiro terão mais oportunidades de conseguir melhores trocas e/ou doações. Não é necessário, além disso, ter alguma muda ou semente para doar: quem quiser participar mesmo sem nenhuma contribuição pode comparecer à feira. A organização pede apenas para que levem caixas ou sacolas para o transporte das mudas adquiridas.

Esta edição, que acontece alguns dias após o início da primavera, será a primeira a ser realizada no Jardim Botânico. A feira normalmente acontece na região central de Juiz de Fora, na Praça Antônio Carlos, mas o constante crescimento do evento fez com que a organização procurasse um espaço maior. 

A ideia da feira surgiu num bate-papo realizado pela Internet. Os membros da organização queriam contribuir com alguma ação em prol do meio ambiente e surgiram, então, com a ideia de criar a primeira edição do evento. Todo o processo aconteceu por um grupo virtual que aos poucos ganhou adesão de outras pessoas, fazendo com que a feira crescesse mais em cada edição realizada. 

Uma das coordenadoras do Coletivo Em Folhas, Clorisana Abreu Rameh, explica que o objetivo do movimento é trocar saberes, aumentar a biodiversidade das hortas urbanas, conscientizar a população quanto a importância do meio ambiente, trabalhar questões sustentáveis, valorizar a prática do cultivo orgânico, reunir produtores locais, entre outros. “Nossas expectativas são modestas, porém temos a certeza de que esse movimento gera um impacto muito positivo ao meio ambiente.” 

O vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, ressalta que o objetivo do espaço com esse evento é assumir um protagonismo na batalha em prol do meio ambiente, atuando como difusor e incentivador de uma justiça ambiental para a biodiversidade. “Vivemos atualmente em nosso país um momento de retrocesso em relação à conservação e à preservação do meio ambiente. O terreno ambiental é um terreno de conflito, e o rumo que tomarmos hoje definirá o nosso amanhã e o futuro não só da nossa espécie, mas de toda a biodiversidade. São ações como a Feira de Trocas e Doações de Mudas e Sementes que devem ser incentivadas e multiplicadas, e talvez seja essa a maior missão de um Jardim Botânico como o nosso: despertar a consciência ecológica que existe em cada um de nós.” 

Outras informações: (32) 9 8499-2634/ (32) 9 9184-3334/ (32) 9 8877-4678 (Coletivo Em Folhas)