Fechar menu lateral

Jardim Botânico sedia Encontro de Observadores de Aves

a

Participantes terão oportunidade de conhecer sobre aves, como o carcará, uma ave de rapina, fotografado no Jardim (Foto: Fátima Vargas Moura/Arquivo pessoal)

Por integrar uma das maiores áreas remanescentes de Floresta Atlântica do Brasil, em área urbana, o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também possui uma atração peculiar que é a rota de aves migratórias. A fim de registrar e conhecer a diversidade local, o Jardim foi escolhido para sediar o Encontro de Observadores de Aves, neste domingo, 30, a partir das 6h, com atividade prática e bate-papo sobre o tema (veja abaixo a programação completa).

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, aberto ao público interessado em iniciar a atividade ou que já tenha iniciado. A recomendação é ir equipado com câmera fotográfica e gravador. 

Entre as espécies registradas, já apareceram por lá martim-pescador grande, biguás, beija-flor de fronte violeta, carcarás e frango-d’água azul.

O organizador do encontro, Nilo Caixeiro Stephan, conta que há várias modalidades para a observação de pássaros, sendo a mais comum, a utilização de gravação de sons e pios para trazê-los para perto. “Essa é uma técnica antiga, usada anteriormente por caçadores, para atraí-los. A diferença é que agora apenas desejamos fotografá-los. Para participar, os equipamentos necessários são gravadores, câmeras fotográficas profissionais ou semiprofissionais, roupas camufladas e adequadas para se proteger de possíveis ameaças encontradas na mata e binóculos para quem desejar.”

O Encontro terá uma dinâmica bastante ativa. Os participantes receberão orientações sobre a prática, como manter o silêncio para poder ouvir e localizar os pássaros, e, em seguida, percorrerão o Jardim para visualizar as aves e conhecer suas características e hábitos. 

Na sequência, após o lanche compartilhado levado pelos participantes, haverá palestra do criador e administrador do site Wikiaves, Reinaldo Guedes, às 9h30, no Centro de Educação Ambiental do Jardim Botânico. Segundo a organização, o site juiz-forano possui a maior visitação do mundo sobre o tema.

a

Biguá no lago principal do Jardim (Foto: Fátima Vargas Moura/Arquivo pessoal)

A escolha do Jardim Botânico para a atividade aconteceu por ser um espaço, onde são encontradas uma fauna rica e uma flora conservada e protegida. “Uma das peculiaridades do local é a existência da palmeira Jussara. Ela quase entrou em extinção, mas como o Jardim é preservado, há um trilha com várias dela por lá. Elas dão um coquinho, similar ao do açaí, e são muito atrativas para as aves se alimentarem”, comenta Stephan.

O vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, aponta o encontro como uma possibilidade de aprendizado e troca de experiências. “Juiz de Fora é uma área configurada como corredor ecológico de aves, isso significa, que os pássaros migratórios passam, descansam pela cidade e ampliam a nossa biodiversidade. Além disso, o intercâmbio com esse grupo de observadores, enriquece nosso conhecimento sobre esses animais.”



Programação 

Atividades abertas apenas a participantes do evento:

6h às 6h30:  Concentração na entrada de funcionários do Jardim, localizada na Rua Coronel Almeida Novais 246, Bairro Santa Terezinha (após a entrada de visitantes, entrar na rua à esquerda)

6h30 às 9h: Passarinhada – observação de aves 

9h às 9h30: Lanche compartilhado, levado pelos participantes

Atividades abertas a participantes e visitantes do Jardim:

9h30 às 10h30: Apresentação sobre Wikiaves, pelo administrador e criador do Wikiaves, Reinaldo Guedes, no Casa de Educação Ambiental 

10h30 às 12h: Bate-papo sobre aves


A Passarinhada é organizada pelo Clube de Observadores de Aves de Juiz de Fora e pelo Jardim.

O Jardim funcionará normalmente no domingo, para visitantes, das 8h às 17h, com última entrada às 16h. 

a

Dois carcarás; encontro no Jardim começará logo cedo, às 6h (Foto: Fátima Vargas Moura/Arquivo pessoal)


Serviço
Encontro de Observadores de Aves
No Jardim Botânico da UFJF
30 de junho, domingo, das 6h às 12h
Entrada gratuita, sem inscrição. 


Siga o Jardim Botânico nas redes sociais:

Instagram: @jardimbotanicoufjf

Facebook: @jardimbotanicoufjf