UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

LABINT

Você está em: Política Linguística > LABINT

O projeto Laboratório de Internacionalização (Labint), gerenciado pela DRI, visa apoiar a tradução de material institucional  e a revisão de artigos científicos de professores da UFJF.  Ele está regularizado pela resolução nº 100 de 26 de setembro de 2018 do Conselho Setorial de Graduação.

 

TERMO DE USO PARA REVISÃO DE ARTIGOS

Com o objetivo de fomentar o aumento de publicações de artigos de professores da UFJF em idioma estrangeiro, a DRI, por meio do Projeto Labint,  oferece serviço de revisão de artigos escritos em inglês.

1.Na revisão do texto, serão observados apenas os aspectos gramaticais bem como o uso apropriado de palavras e de estruturas frasais. Vale frisar que as marcações e observações nos textos revisados pelos bolsistas do Labint não têm caráter conclusivo sobre o texto apresentado, sendo de responsabilidade do autor acatá-las ou não. 

2.Além disso, a revisão não apreciará a validade das argumentações nem o conteúdo em si, nem a relevância para a publicação. É também do autor a responsabilidade quanto ao atendimento às diretrizes para a submissão do artigo em determinada revista, assim como o atendimento aos padrões éticos estabelecidos pelo periódico. O autor também responde pelas opiniões  emitidas e pela maneira como nomeia os sujeitos ou os objetos de estudo.

3.Ao submeter o trabalho à revisão pelo Projeto Labint, o autor confirma estar ciente de que não é responsabilidade do projeto a detecção de: plágio; uso exagerado de autocitação; problemas com os objetos e instrumentos de estudo; problemas de originalidade; referências bibliográficas fora das normas, citações incorretas e falta das referências citadas;  problemas de aprofundamento teórico e de metodologia científica; inadequação a normas técnicas utilizadas pela revista ou pelo país de submissão do trabalho.

4.Não será feita a reescrita de  artigos redigidos a partir de tradutores online, como o Google Tradutor, ou com muitas ocorrências de estruturas frasais típicas do português. 

5.Considerando a intensa procura pela revisão dos artigos científicos, criamos um e-mail específico para este serviço: revisao.dri@ufjf.edu.br  Pelo mesmo motivo, se o professor tiver mais de um artigo, deve nos encaminhar um e, após a devolução do mesmo, nos encaminhe o outro. 

 

OBSERVAÇÃO

Como nossos bolsistas são de áreas diversas e, muitas das vezes, desconhecem o conteúdo dos artigos, seria de grande valia o encaminhamento do texto em português, caso haja. Observamos que não faremos comentários sobre a produção em português.

 

COMO ENVIAR

O artigo precisa estar em word e encaminhado, em anexo, para: revisao.dri@ufjf.edu.br

Os professores devem, no corpo do e-mail, informar o nome completo, o número do SIAPE e o setor em que atua.

E, ao enviá-lo, significa que o autor concorda com o termo de uso acima descrito.

 

PRAZO PARA  DEVOLUÇÃO

Na medida do possível, em 20 dias úteis, a partir da confirmação do recebimento.

 

ATENÇÃO!

Embora nossos bolsistas estejam de recesso no período de 14 de dezembro de 2018 a 14 de janeiro de 2019, os artigos podem ser enviados para revisao.dri@ufjf. edu.br, pois a ordem de encaminhamento para os bolsistas será feita a partir da data de envio das solicitações.