UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Processo Seletivo

Você está em: Intercâmbio > Incoming > PEC-PG > Processo Seletivo

O processo seletivo do PEC-PG é constituído por três etapas.

Na primeira, as agências financiadoras realizam a pré-seleção das candidaturas, considerando as especificidades do edital vigente. Em seguida, as candidaturas pré-selecionadas são encaminhadas para julgamento do mérito técnico-científico, realizado por consultores de reconhecida atuação nas diversas áreas do conhecimento.

 

As candidaturas recomendadas por mérito técnico-científico são, ainda, submetidas à seleção final pelas agências financiadoras para priorização. As candidaturas selecionadas após essa etapa serão ratificadas pelo Grupo de Supervisão do PEC-PG em reunião específica.

O processo seletivo é encerrado por meio da divulgação das candidaturas selecionadas nas páginas eletrônicas do CNPq, da CAPES e da DCE.

 

Providências para os Selecionados

Após a divulgação do resultado, os aprovados terão um prazo para entrar em contato com a CAPES ou com o CNPq e confirmar ou declinar a aceitação da bolsa. Em caso de aceitação, o estudante deverá solicitar, junto à missão diplomática brasileira em seu país, Visto Temporário IV (VITEM-IV) para realização de estudos no Brasil.

A missão diplomática brasileira no país do candidato prestará apoio para a submissão da candidatura ao Programa, fornecendo orientações e o eventual apoio técnico e de infra-estrutura (cópia, digitalização dos documentos, etc.) quando necessário.

 

É de responsabilidade do estudante observar o calendário acadêmico da IES brasileira de destino, de forma a apresentar-se para matrícula e início do ano letivo.

 

Veja as respostas às perguntas mais frequentes

Envie sua própria dúvida para o correio eletrônico da Divisão de Temas Educacionais.

Regras do PEC-PG: Protocolo de 2006

 

Fonte: Diretório de Temas Educacionais (DCE) – Ministério das Relações Exteriores