UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Prof. Antônio Carlos Zambroni de Souza

Você está em: Institucional > Membros das Instituições > UNIFEI > Prof. Antônio Carlos Zambroni de Souza

Email: zambroni@unifei.edu.br
Telefone: (35) 6291-242
Sala:
Currículo:

 

 

Titulação:
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica – University Of Waterloo Canadá (1995).

 

Áreas de Interesse:
Ênfase especial no tema de estabilidade de tensão em sistemas de transmissão e distribuição. Como sub-temas, trabalha em controle de tensão e potência reativa e análise de perdas elétricas. Atua também na área de mercados de energia elétrica. 

 

Mini-Currículo:
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica – University Of Waterloo Canadá (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Itajubá, tendo sido professor visitante (bolsista CAPES) junto à University of Wisconsin – Madison em 2000. Em 2008 esteve junto à University of Strathclyde, Escócia, financiado pelo CNPq. Atua na área de estabilidade de sistemas elétricos, com ênfase especial no tema de estabilidade de tensão em sistemas de transmissão e distribuição. Como sub-temas, trabalha em controle de tensão e potência reativa e análise de perdas elétricas. Atua também na área de mercados de energia elétrica.

 

Projetos de Pesquisa:

2006 – 2008 Fluxo de Potência Ótimo em Tempo-Real: Análise de Requisitos, Modelagem e Implementação Computacional

Descrição: Este projeto de pesquisa foi contemplado pelo CNPq através do Edital MCT/CNPq CTEnerg nº 28/2006 – Geração, Transmissão, Distribuição e Uso Final de Energia Elétrica. É crescente a necessidade das empresas de energia elétrica, face ao aumento da dimensão e da complexidade da operação dos sistemas aliada a existência, nos centros integrados de operação, de sistemas de monitoramente e controle da operação que fornecem informações sobre o estado corrente da rede elétrica, por programas de fluxo de potência ótimo (FPO) que atendam aos requisitos de uma aplicação em tempo real, seja de forma totalmente automática ou como ferramentas de auxílio ao operador do sistema. Inúmeras são as dificuldades numa aplicação de FPO em tempo real, algumas das quais já destacadas, adicionando-se a elas o tratamento eficiente de contingências, o tratamentos de inviabilidades na solução do FPO, a supressão de ajustes ineficazes, a inicialização de variáveis, o ajuste de parâmetros do algoritmo de solução, o tratamento de variáveis discretas, a visualização de dados, interfaces gráficas, etc. Justificamos a importância do presente projeto de pesquisa destacando a importância e a necessidade do uso do FPO em tempo real e os desafios que este tipo de aplicação impõe sobre a formulação matemática, a técnica de otimização para solução e a complexidade da implementação computacional. Recomendo a consulta ao currículo Lattes do coordenador do projeto para mais detalhes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Geraldo Leite Torres – Coordenador / Antonio Carlos Zambroni de Souza – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

2005 – Atual Projeto PRONEX (FAPEMIG) – Aplicação de Sistemas Híbridos e Inteligentes na Operação e Planejamento dos Sistemas Elétricos

Descrição: Visando fornecer a interdisciplinaridade requerida em um Núcleo de Excelência, este congrega elementos de diversos grupos de pesquisa da UNIFEI. Esta ação possibilita a integração com outros docentes/pesquisadores desses grupos que não estão diretamente envolvidos com o presente Núcleo, aumentando assim o espectro de áreas abrangidas. São os seguintes grupos de pesquisa que possuem elementos neste Núcleo: Grupo de Engenharia de Sistemas – GESis Grupo de Aplicações de Inteligência Artificial – GAIA Grupo de Estudos Energéticos Os grupos de pesquisa que fazem parte deste Núcleo vêm desenvolvendo um trabalho conjunto com as empresas concessionárias na aplicação de técnicas de diagnóstico e análise de sistemas de potência. Este trabalho engloba não só o desenvolvimento de projetos de pesquisa específicos como também nas áreas de ensino e treinamento dos profissionais do setor elétrico. Nesta última, podemos citar como exemplo o curso de engenharia de sistemas elétricos (CESE) que vem sendo promovido anualmente há 24 anos num esforço conjunto UNIFEI-Eletrobrás. Ele é hoje o único curso de longa duração, ao nível de pós-graduação, ainda em andamento no país na área de abrangência deste Núcleo. Outros cursos de curta duração promovidos pela Eletrobrás são ministrados pelos professores deste Núcleo. No que se refere ao ensino acadêmico grande parte do corpo docente do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UNIFEI pertence ao grupo. Em recente avaliação dos cursos dos programas de pós-graduação pela CAPES, o curso da UNIFEI recebeu 5. Os componentes deste Núcleo de Excelência, a despeito de terem em sua grande parte terminado seus programas de doutoramento ao longo da década de 90 e no exterior, tem tido grande relacionamento com as concessionárias de energia elétrica brasileiras e desenvolvido com elas diversos trabalhos conjuntos. A introdução de diversos conceitos da inteligência artificial e de processamentos simbólicos têm sido introduzidos . Pede-se a .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Germano Lambert Torres – Coordenador / Antonio Carlos Zambroni de Souza – Integrante.

 

2005 – Atual Centro de Excelência em Mercados de Eletricidade

Descrição: O objetivo de pesquisa desse projeto consiste em criar um centro de excelência para estudar e desenvolver metodologias para tratar as incertezas relacionadas com o mercado de eletricidade (CEME – Centro de Estudos de Mercados de Eletricidade). O desenvolvimento de ferramentas e metodologias que possam ajudar no processo de tomada de decisão em termos de planejamento, operação, supervisão, otimização e previsão específicas para mercados de eletricidade é a principal preocupação científica desse projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rafael Coradi Leme – Integrante / José Wanderley Marangon Lima – Integrante / Robson Celso Pires – Integrante / João Batista Turrioni – Integrante / Pedro Paulo balestrassi – Integrante / Antonio Carlos Zambroni de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

 

2004 – 2007 Fluxo de Potência Ótimo Globalmente Convergente, Considerando Restrições de Estabilidade Tensão e Dispositivos FACTS

Descrição: Este projeto de pesquisa foi contemplato com recursos do CNPq através do Edital CTEnerg 01/2003. Considerando a crescente dificuldade de solução dos problemas de fluxo de potência ótimo (FPO), em virtude da complexidade das novas formulações do problema e da operação dos sistemas elétricos próxima dos limites de capacidade, este projeto de pesquisa tem como meta o desenvolvimento de um algoritmo de FPO com grande robustez de convergência, sem comprometimento do tempo de solução, associando métodos de regiões de confiança a eficientes algoritmos de pontos-interiores (PI), como os métodos preditor-corretor e de múltiplas correções de centralidade. Uma grande motivação para esta pesquisa é que os algoritmos de otimização existentes nos programas comerciais de FPO não possuem convergência global. Outra motivação deriva-se da reestruturação que vem ocorrendo no setor elétrico brasileiro e mundial, e a introdução nos sistemas de novas tecnologias como os dispositivos FACTS (Flexible AC Transmission Systems), exigindo o desenvolvimento de novas formulações de FPO. Os objetivos principais desta pesquisa podem ser sintetizados como: (1) desenvolvimento de novas formulações de FPO que consideram restrições de estabilidade de tensão e dispositivos FACTS; (2) desenvolvimento matemático de um algoritmo de otimização não-linear com convergência global, associando-se métodos de regiões de confiança com métodos de pontos-interiores, para solução rápida e robusta dos problemas de FPO; (3) implementação computacional do algoritmo de otimização e dos novos modelos de FPO, com interfaces gráficas, permitindo, entre outras análises, uma análise dos custos da margem de segurança almejada para o sistema no mercado de energia e o impacto da adição da tecnologia FACTS na operação dos sistemas elétricos. Recomendo consulta ao currículo Lattes do coordenador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Geraldo Leite Torres – Coordenador / Antonio Carlos Zambroni de Souza – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

2001 – 2003 Colapso de Tensão e Desregulamentação em Sistemas de Potência

Descrição: Objetiva analisar os efeitos das metodologias de análise de mercado na segurança sistêmica. Desta forma, as medidas tomadas sob o ponto de vista de mercado têm suas consequências técnicas avaliadas e comparadas com a análise stática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Antonio Carlos Zambroni de Souza – Coordenador.
Financiador(es): fundação de Amparo a PEsquisa de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

 

2000 – 2004 Projeto PRONEX (FINEP) – Computação Inteligente Aplicada ao Novo Ambiente Competitivo dos Sistemas Elétricos

Descrição: Visando fornecer a interdisciplinaridade requerida em um Núcleo de Excelência, este congrega elementos de diversos grupos de pesquisa da EFEI. Esta ação possibilita a integração com outros docentes/pesquisadores desses grupos que não estão diretamente envolvidos com o presente Núcleo, aumentando assim o espectro de áreas abrangidas. São os seguintes grupos de pesquisa que possuem elementos neste Núcleo: Grupo de Engenharia de Sistemas – GESis (EFEI) Grupo de Computação de Alto Desempenho (EFEI) Grupo de Eletrônica de Potência (EFEI) Os grupos de pesquisa que fazem parte deste Núcleo vêm desenvolvendo um trabalho conjunto com as empresas concessionárias na aplicação de técnicas de diagnóstico e análise de sistemas de potência. Este trabalho engloba não só o desenvolvimento de projetos de pesquisa específicos como também nas áreas de ensino e treinamento dos profissionais do setor elétrico. Recomendo consultar o currículo Lattes do coordenador para detalhes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Germano Lambert Torres – Coordenador / Antonio Carlos Zambroni de Souza – Integrante.

 

1998 – 2000 Projeto RECOPE/FINEP – Supervisão, Análise e Gerenciamento de Sistemas de Energia de Grande Porte

Descrição: Neste trabalho é efetuado um estudo a respeito da natureza de um conjunto de dados de carga reais, extraídos sob a forma de uma série de tempo. Trata-se de verificar se o processo que origina as curvas de carga contém intrinsecamente algumas regularidades, e caso existam, onde podem ser detectadas. Ainda, é investigado se o processo apresenta não periodicidades quanto a amplitude das freqüências que as caracterizam. A distinção entre estes dois tipos de comportamento, em última instancia, corresponde a diferenciação dos processos quanto a sua natureza estocástica e caótica. No caso específico que está sendo tratado, dispõe-se de um conjunto de sinais que correspondem aos valores de carga em intervalos de quinze minutos, e trata-se de regredir à condição de formação dos mesmos. Estes estudos podem ser efetuados no domínio das freqüências, tentando parametrizar o comportamento destes sinais através de ferramentas de análise clássica, como a Transformada rápida de Fourier, ou ainda, estudar a correlação serial via análise entre sinais defasados temporalmente. Tais ferramentas tem a finalidade de detectar regularidades nos dados e posteriormente aplicar estas informações na previsão de carga para um certo horizonte de tempo. A análise que será apresentada neste trabalho está baseada nos mecanismos de quantificação de um processo caótico, que basicamente podem ser resumidos no cálculo dos coeficientes de Lyapunov e a verificação do espectro de potência. Sugiro consultar o currículo Lattes do coordenador para mais detalhes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Alexandre Alves Pinto da Silva – Coordenador / Antonio Carlos Zambroni de Souza – Integrante.

 

1997 – 1999 Consideração de Incertezas e Aspectos Econômicos na Análise de Estabilidade

Descrição: O projeto tratou de considerar uma abordagem probabilística ao problema de colapso de tensão. desta forma, o comportamento aleatório da carga foi considerado, avaliando seus efeitos na margem de carga obrida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: José Wanderley Marangon Lima – Integrante / Armando Martins Leite da Silva – Integrante / Antonio Carlos Zambroni de Souza – Coordenador.
Financiador(es): fundação de Amparo a PEsquisa de Minas Gerais – Auxílio financeiro..