Prof. Luiz Antônio da Fonseca Manso

Você está em: Institucional > Membros das Instituições > UFSJ > Prof. Luiz Antônio da Fonseca Manso

Email: lmanso@ufsj.edu.br
Sala: Departamento de Engenharia Elétrica
Currículo:

Titulação:
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1999).

Áreas de Interesse:
Ênfase na Aplicação de Técnicas Probabilísticas no Planejamento de Sistemas de Potência. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação da confiabilidade de sistemas de geração, de transmissão e compostos, manutenção programada, simulação Monte Carlo, técnicas de otimização e planejamento sob incertezas.

Mini-Currículo:
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase na Aplicação de Técnicas Probabilísticas no Planejamento de Sistemas de Potência. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação da confiabilidade de sistemas de geração, de transmissão e compostos, manutenção programada, simulação Monte Carlo, técnicas de otimização e planejamento sob incertezas.

Projetos de Pesquisa:

Planejamento e Operação de Sistemas Elétricos de Potência

Objetivos: Elaboração de modelos, determinísticos e probabilísticos, destinados ao planejamento e operação de sistemas de energia elétrica. No planejamento destaca-se o desenvolvimento de ferramentas computacionais visando a consideração de incertezas e o emprego de metaheurísticas no processo de busca do plano ótimo. Quanto à operação prioriza-se o desenvolvimento de ferramentas analíticas e computacionais para avaliação da segurança do sistema..
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.
Setores de atividade: produção e distribuição de energia elétrica.
Palavras-chave: Planejamento da Expansão; Planejamento da Operação; Planejamento da Manutenção; Metaheurísticas; Modelagem de Incertezas; Máxima Capacidade de Transferência.

Aplicação de Métodos Probabilísticos no Planejamento de Sistemas de Potência

Objetivos: Desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação de modelos probabilísticos em estudos de planejamento, tanto da expansão quanto da operação de sistemas elétricos de potência. Atualmente são desenvolvidas ferramentas computacionais, baseadas principalmente em simulação Monte Carlo, visando auxiliar a consideração de incertezas nos processos de planejamento..
Setores de atividade: produção e distribuição de energia elétrica.
Palavras-chave: Confiabilidade Composta; Confiabilidade Preventiva; Simulação Monte Carlo; Modelagem de Incertezas; Planejamento da Operação; Planejamento da Expansão.