Prof. Rubens de Andrade Júnior

Você está em: Institucional > Membros das Instituições > UFRJ > Prof. Rubens de Andrade Júnior

Rubens-JrE-mail:

Tel: (21) 2562-8031

Sala: Escola de Engenharia, Departamento de Eletrotécnica – UFRJ – Bloco H, sala H-232B

Curriculo: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785960H2

Professor Associado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1999. Recebeu os títulos de Bacharel e Licenciado em Física, Mestre em Física e Doutor em Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1985, 1989 e 1995 respectivamente. Trabalhou com superfícies seletivas para aquecedores solares, deposição eletroquímica de ligas, dinâmica de vórtices de supercondutores e preparação e caracterização de supercondutores de alta temperatura crítica. No momento seu principal interesse é no estudo, simulação, projeto e construção de dispositivos supercondutores. Participa da equipe do projeto Maglev-Cobra da UFRJ deste o seu início em 1998. Desenvolve também projetos de Limitadores de Corrente de Curto Circuito, em parceria com o CEPEL/Eletrobrás, e Motores Elétricos Supercondutores, em parceria com a UFF Universidade Federal Fluminense.