Prof. Henrique Antônio Carvalho Braga

Você está em: Institucional > Membros das Instituições > UFJF > Prof. Henrique Antônio Carvalho Braga

E-mail: henrique.braga@ufjf.edu.br

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780832H2

Henrique A. C. Braga nasceu em Aimorés, MG, e se graduou em Engenharia Elétrica pela UFJF em 1982. Fez mestrado na COPPE-UFRJ (1988) e doutorado na UFSC (1996), dedicando-se à área de Eletrônica de Potência. É professor da UFJF desde 1985 e leciona atualmente nos cursos de Graduação e Pós Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF, ministrando disciplinas na área de Eletrônica Básica e Eletrônica de Potência. É Senior Member do IEEE, tendo sido eleito, em 2008, Presidente do Conselho Brasil deste instituto, para o mandato 2010-2011. Entre os anos de 2005 e 2006, o Prof. Henrique A. C. Braga realizou uma estância de pós-doutoramento na Universidade de Oviedo, na cidade espanhola de Gijón, Astúrias. A partir de maio de 2008, o Prof. Braga passou a coordenar o Núcleo de Eletro-Eletrônica (NEE) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, CRITT/UFJF, posição que ocupou até meados de 2014. Foi membro da Câmara de Assessoramento em Tecnologia da FAPEMIG (CA-TEC), no período 2009-2012. O Prof. Henrique é membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência, SOBRAEP, atuando como Presidente desta entidade em 2014 e 2015. Integra o núcleo científico de Automação e Eletrônica de Potência (NAEP), que coordenou até 2012, e coordena o Núcleo de Iluminação Moderna, NIMO, desde 2007. Como pesquisador e consultor, o Prof. Henrique está envolvido em atividades relacionadas com a Eletrônica de Potência, Sistemas Eletrônicos de Iluminação Eficiente e Conversores Aplicados a Fontes Renováveis de Energia.