UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

NAEP

Você está em: Institucional > Laboratórios e Grupos de Pesquisa > NAEP

O Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência é responsável por pesquisas nas áreas de Automação, Controle de Processos Industriais e  Aplicações Eletrônica de Potência no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As ações desenvolvidas pelos professores e pesquisadores do Grupo envolvem trabalhos em parceria com empresas públicas e privadas da região além de manterem contato e/ou cooperação com universidades nacionais e internacionais.

O NAEP está instalado numa área de 90 m², no primeiro piso do prédio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia da UFJF.  Este laboratório se encontra dividido em dois ambientes.

O primeiro ambiente abrange uma área de 40 m² onde estão mesas e computadores para atender os alunos de doutorado, mestrado e IC (graduação). O segundo ambiente , compreendendo uma área de 50 m2, possui bancadas de automação, acionamento eletrônico de máquinas elétricas (servomotores, motores CC e motores de indução), conversores estáticos (retificadores controlados e não-controlados além de inversores a IGBTs) e bancadas para montagens experimentais.

As linhas de pesquisa do NAEP incluem o projeto de sistemas eletrônicos destinados para a aplicação em veículos elétricos e integração de fontes alternativas de energias ao sistema elétrico de potência. 

Para o desenvolvimento dos projetos foram adquiridos com o apoio do INERGE módulos supercapacitores, chassi do KART, baterias de íons de lítio, motor síncrono de ímãs permanentes sem escovas (PMBLDC), controladores digitais de sinais (DSP), osciloscópios, bem como materiais permanentes e de consumo para a produção de conversores.

 

Clique aqui para ver as linhas de pesquisa do Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência

 

Ambiente de Pesquisa

Ambiente de Pesquisa

 

Ambiente destinado a montagens experimentais

Ambiente destinado a montagens experimentais

 

 

 

 

 

Veja também: Linhas de Pesquisa do NAEP.