UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

LCom

Você está em: Institucional > Laboratórios e Grupos de Pesquisa > LCom

O Laboratório de Comunicações (LCom) é laboratório financiado e vinculado ao INERGE. O LCom ocupa uma área de 70 metros quadrados, a qual  é dedicada para P&D na área de telecomunicações para redes inteligentes e sistemas embarcados. O LCom foi construído para atender cerca de 22 pesquisadores.
Para pesquisas e desenvolvimentos de protótipos na área de telecomunicações, o LCOM dispõe dos seguintes equipamentos: analisador lógicos de até 104 canais; analisadores vetoriais de rede de bancada e portátil; analisador de impedância de elevada precisão; analisador EMC/EMI; osciloscópios digitais de alto desempenho; placas de aquisição e geração de sinais entre 0 e 500 MHz; geradores vetoriais de sinais; gerador UWB de sinais; PCs de elevado desempenho; placas de desenvolvimento baseadas em FPGA; amplificadores de sinais; geradores elétricos; PCs industriais; osciladores atômicos; analisador de tráfego da camada 2 até a camada 7, fontes de tensão, software ADS;  duas bancadas para desenvolvimento de equipamentos eletro-eletrônicos e de telecomunicações, etc.

Atualmente, existem 21 pesquisadores (professores, professor visitante, doutorandos, mestrandos e graduandos) desenvolvendo pesquisas  na área de power line communication (PLC).

No LCom destaca-se o desenvolvimento de um sistema PLC banda larga para redes de baixa tensão e externas que atinge taxas de até 450 Mbps, o qual é baseado nas características da rede de energia elétrica brasileiras. Esse projeto, finalizado em dezembro de 2013 é único no Hemisfério Sul e permitiu o LCom se destacar no cenário internacional.

 

 20140605_075339

20140605_075350

   Fotos do LCom