UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

UFSJ

Você está em: Institucional > Histórico das Instituições > UFSJ

site: www.ufsj.edu.br

 

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é uma instituição federal de ensino superior sediada na cidade de São João del-Rei constituída por três campi locais e três campi avançados em Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas, todos localizados no Estado de Minas Gerais.

 

Criada pela Lei 7.555 de 28 de dezembro de 1986 a partir da reunião e federalização de três instituições: Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras; Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; e Faculdade de Engenharia Industrial, a UFSJ recebeu inicialmente o nome Funrei – Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei. Em 19 de abril de 2002, a Funrei foi transformada em Universidade (Lei 10.425), passando a chamar-se Universidade Federal de São João del-Rei, utilizando a sigla UFSJ.

 

Com a recente criação de três campi avançados e a implantação do Programa REUNI, a UFSJ vive um vigoroso processo de expansão, passando de 20 para 41 novos cursos de graduação e ampliando o oferecimento de vagas para alguns cursos já existentes. Especificamente em relação ao curso de Engenharia Elétrica a oferta de vagas de ingresso será ampliada de 80 para 150 alunos.

 

No que se refere à pós-graduação, a UFSJ encaminhou a CAPES, em março de 2008, uma proposta de Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, em nível de mestrado, em associação ampla com o CEFET-MG, com áreas de concentração de Sistemas Elétricos de Potência e Controle e Modelagem. Para atender a esta nova realidade, o departamento de Engenharia Elétrica já tem assegurada a contratação de pelo menos 12 novos professores no período 2008-2011. Boa parte destes professores terá formação e qualificação na área de Sistemas Elétricos de Potência, tendo em vista não apenas as áreas de concentração do mestrado, mas também a criação de uma ênfase em Sistemas de Potência com a implantação do REUNI.

 

Finalmente, salienta-se que o Grupo de Pesquisa, Planejamento e Operação do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ tem, em parceria com o Grupo de Engenharia de Sistemas da UNIFEI, realizado trabalhos de pesquisa e orientação de alunos de pós-graduação ao longo dos últimos sete anos. Neste período foram divulgados diversos trabalhos em congressos e periódicos internacionais e nacionais.