UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Institucional

Você está em: Institucional

O Instituto Nacional de Energia Elétrica, INERGE, é um instituto de pesquisa sob chancela da CAPES/CNPq e FAPEMIG, formado por um conjunto de pesquisadores das Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), Itajubá (UNIFEI), Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF) e São João Del Rei (UFSJ). 

O instituto foi criado com o objetivo de atuar, principalmente na área de Energia Elétrica através do desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica com alto padrão de qualidade de forma a competir em nível internacional através de cooperações internacionais.

Os resultados diretos do INERGE são contabilizados através da transferência do conhecimento tecnológico para os arranjos produtivos do setor elétrico através de publicações em periódicos, registro de patentes e softwares resultantes dos projetos realizados em conjunto com as empresas além da formação de pessoal qualificado nos níveis de graduação e, principalmente, pós-graduação, além das atividades de popularização da ciência, junto ao ensino médio e básico.

Veja também: Sobre o INERGE, Administração, Instituições Parceiras, Histórico das Instituições, Membros das Instituições, Linhas de Pesquisa, Laboratórios e Grupos de Pesquisa.