UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Histórico

Você está em: Residência Médica > Programas de Residência > Residência em Endocrinologia > Histórico

O Programa de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) é coordenado pela Comissão de Residência Médica (COREME) do HU/UFJF e obteve credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC), em 14/11/2011 (parecer nº 100/2011).

Para participação no Programa é oferecida uma vaga sendo a seleção realizada por concurso público e exigido como pré requisito para admissão, a residência de dois anos de duração, na área de Clínica Médica. A duração do Programa é de dois anos durante os quais são oferecidas atividades eminentemente práticas que inclui a participação em enfermarias, ambulatórios e laboratórios além de atividades teóricas (Clube de Revista, grupos de discussão de casos clínicos, grupos de estudo de separatas). Além disso, é incentivada a participação em congressos e eventos da área com apresentação de trabalhos desenvolvidos no Serviço e, ao final do segundo ano de participação no Programa, o residente deve elaborar um artigo cientifico para publicação em periódico especializado

O local de atuação dos residentes inclui:

–      HU/UFJF, Unidade Santa Catarina, para as atividades de enfermaria e laboratórios e atividades teóricas;

–      HU/UFJF, Unidade Dom Bosco, para as atividades de ambulatório e laboratórios além de atividades teóricas;

–      UPA São Pedro, para atividades e urgência e emergência;

–      Nucleminas Medicina Nuclear Ltda, para atividades na área de Medicina Nuclear.

As principais atividades desenvolvidas são:

–        Atividades em Unidade de Internação: atendimento em enfermarias e UTI, que inclui paciente internados aos cuidados do Serviço de Endocrinologia e pareceres em outras enfermarias (interconsultas)

–        Atividades em Ambulatório

Ambulatório de Doenças Tireoidianas

Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica

Ambulatório de Triagem em Endocrinologia para Atenção Primária

Ambulatório de Triagem em Endocrinologia para Atenção Secundária

Ambulatório de Endocrinologia Geral

Ambulatório de Neuroendocrinologia

Ambulatório de Doenças Osteometabólicas

Ambulatório de Obesidade e Síndrome Metabólica

Ambulatório de Diabetes tipo 1

Ambulatório de Diabetes tipo 2

Os Ambulatórios de Diabetes tem caráter interdisciplinar e inclui a participação de profissionais das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

–        Atividades de Urgência e Emergência: inclui atendimento aos casos de urgência em Endocrinologia, sob forma de plantão.

–        Atividades de Laboratório: Laboratório de Hormônios, Laboratório de Patologia, Serviço de Radiologia com realização de procedimento de punção aspirativa de nódulos (PAAF)

–        Atividades em Serviço de Medicina Nuclear.