HU divulga frases vencedoras de concurso

Data: 6 maio , 2009

Frases é que não faltaram para estimular a higiene das mãos no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) no concurso que elegeu dez delas entre mais de cem opções apresentadas. As vencedoras foram conhecidas, nesta quarta-feira, 6 (Veja abaixo a relação das opções escolhidas). Em seguida, os dez autores das frases concorreram em sorteio a um aparelho de DVD, que saiu para a enfermeira Regina Muniz, gerente de Cirurgia da unidade Santa Catarina.

Regina elaborou a expressão “Lavar as mãos é: Cuidar de mim, cuidar do outro, cuidar de nós!”. De acordo com a autora, a intenção é dizer que “lavar a mão é um ato de cuidar, cuida-se de si e se projeta o ato no outro, cuidando dele também”, assim, conclui, “o contexto todo está sendo cuidado; o ato de lavar as mãos se torna mais abrangente.” Entre os fins que a enfermeira pretende dar ao aparelho, de tela portátil, é na educação de enfermagem no próprio hospital, dada a facilidade de adaptação do equipamento.

As frases selecionadas serão exibidas em banners durante a próxima semana no HU. A exposição culminará na campanha que o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), organizador do concurso, fará, na sexta-feira, 15, em razão do Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar. Na mesma data, será divulgado o resultado da pesquisa que o Serviço realizou nas duas unidades do hospital sobre o hábito e conhecimento dos profissionais do HU sobre higienização das mãos. Foram distribuídos questionários em que funcionários responderam a cinco perguntas, como “Com que frequência você higienizou (com água e sabão e/ou álcool gel) suas mãos antes de tocar o paciente ou uma superfície com material contaminado hoje?”

As várias mãos empenhadas na criação das expressões e a pesquisa fizeram parte do “Desafio Global: Uma Assistência Limpa é Uma Assistência Segura”, que teve como tema “Higienização de Mãos em Serviços de Saúde”, no último dia 5. Os participantes tiveram do dia 28 de abril a 3 de maio para responderem e apresentarem as sugestões em urnas nas portarias das duas unidades. As dez frases foram escolhidas pela equipe do SCIH. O enfermeiro do setor, Everaldo Cesar Motta, ressalta que chegar às dez foi um processo difícil. “Conseguimos separar 25 delas apenas na manhã desta terça-feira (6).”

O Desafio Global foi incentivado pela Organização Mundial da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e participação de 4904 hospitais de 116 países.

Mãos e infecções

Entre a equipe clínica e o paciente pode ocorrer a maior parte das infecções, caso a limpeza das mãos não seja realizada de maneira adequada, no mínimo, com água e sabão, sendo o mais indicado, em unidades hospitalares, o álcool gel ou álcool 70%.

De acordo o infectologista do HU Rodrigo Daniel de Souza, tanto profissionais de saúde quanto pacientes podem contrair um agente patológico devido à ausência de higiene. A prioridade, segundo o infectologista, é evitar a infecção dos atendidos, por estarem em situação imunológica debilitada. “As bactérias mais presentes em ambiente hospitalar e mais temidas que são repassadas para o paciente pelas mãos são: Pseudomonas aeroginosa e Staphylococus aureus, que provocam pneumonias, infecções relacionadas ao acesso venoso, ao sistema urinário e à pele.

Frase/Autor/ Setor

Organizadas em ordem alfabética pelo nome do autor

Não custa e não gasta, por isso, lave sempre as mãos!

Elaine da Silva Mendes /Medicina da Mulher

O instrumento mais utilizado não precisa ser esterilizado; lave as mãos!

Evandro Tomasco/Núcleo de Vigilância Epidemiológica – NUVE

Quer sucesso, use as mãos; quer excelência, lave-as!

Florinda Aparecida Neves/Centro Cirúrgico

Ataque a contaminação, se protegendo com a lavagem das mãos!

Helio Omar S. Moreti/Cirurgia do Homem

Faça do hábito de lavar as mãos um instrumento seguro e eficaz no combate a infecção hospitalar!

Márcia Aparecida da Costa/Cirurgia do Homem

Cuidar é nossa profissão, lavar as mãos é nossa obrigação!

Matilde Azevedo /Núcleo de Vigilância Epidemiológica – NUVE

Esquecer vai lhe comprometer, mãos limpas um nobre dever!

Paulo Roberto da Silva /Portaria – unidade Santa Catarina

“Quem ama cuida”, quem cuida lava as mãos!

Priscila de Paula Dias/ Medicina da Mulher

Lavar as mãos é: Cuidar de mim, cuidar do outro, cuidar de nós!

Regina Muniz/Cirurgia

Lavar as mãos: mais que um gesto de higiene, um gesto de respeito!

Valtencir Oliveira/Medicina da Mulher

Outras informações: (32) 4009-5393 – Assessoria de Comunicação

verification image, type it in the box

Créditos - Direitos Autorais - Hospital Universitário – UFJF