UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

HU inicia serviços de diagnóstico por imagem: tomografia, mamografia e ultassom a partir de segunda, 16

Data: 13 de março de 2009

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) começa no dia 16 de março, segunda-feira, a realizar exames de mamografia, ultrassom e tomografia computadorizada. Os novos serviços ampliam as formas de prevenção e diagnóstico e podem adiantar o tratamento de doenças, como câncer de mama, traumas e fraturas. “Isso significa um ganho muito grande para a saúde pública, tanto no atendimento quanto na formação de alunos em residência”, afirma o Diretor Técnico do HU, o professor Dr. Aécio Flávio Meirelles Souza.

Dr. Lenilton acredita que os serviços atenderão demanda reprimida da cidade e região

Dr. Lenilton acredita que os serviços atenderão demanda reprimida da cidade e região


Inicialmente, são previstos 15 ultrassons, 18 mamografias e 18 tomografias diárias. “O atendimento absorverá uma demanda reprimida tanto de Juiz de Fora quanto de cidades da região que não têm condições de fornecer esses exames na própria localidade”, afirma o chefe do Serviço de Radiologia, médico especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagens, Lenilton da Costa Campos.

A constatação é confirmada pela possibilidade dos serviços do HU atenderem a cerca de 36% da demanda por mamografias. Diariamente cerca de 50 exames desse tipo são realizados na cidade, com pedidos oriundos do próprio município e de outros da região, esclarece o chefe do Departamento de Marcação de Exames da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, Robson Luiz Costa.

O Hospital dispõe de dois aparelhos de mamografia, três de ultrassonografia e um de tomografia computadorizada. Três equipamentos de Raio-X já estão em funcionamento, e um de ressonância magnética ainda entrará em atividade. “O serviço de diagnóstico por imagem no HU torna-se um dos mais bem equipados entre os hospitais públicos do país”, afirma o Diretor Técnico.

Os exames de mamografia e tomografia iniciam-se a partir das 7h15, de segunda a sexta. As ultrassonografias serão feitas a partir das 13h30, de segunda a sexta, exceto quarta-feira. Todos devem ser previamente agendados, mediante encaminhamentos.

O serviço será oferecido na unidade Dom Bosco e destina-se a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Juiz de Fora e região.

Outras informações: (32) 4009-5393

 

Compartilhe:

Hospital Universitário