INICIAL

O Curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem como proposta a formação de professores e pesquisadores, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, além de possibilitar a habilitação com ênfase em Patrimônio Histórico nas duas modalidades. O objetivo do Curso de História é proporcionar aos estudantes o domínio das competências e habilidades indispensáveis ao exercício do magistério e da pesquisa, com base nas raízes clássicas e nas tendências mais recentes do Campo da História, a partir da programação dinâmica das disciplinas e da integração dos estudantes aos projetos de pesquisa e extensão da UFJF, abrigados nos laboratórios e núcleos que fazem parte da infraestrutura de apoio do Instituto de Ciências Sociais.
O acesso ao Curso de História da UFJF se faz pelos processos seletivos: Vestibular, PISM, transferências e reinscrições. São oferecidas 49 vagas anuais para o diurno e mais 49 vagas para o noturno, com entradas, respectivamente, no primeiro e segundo semestres letivos. Em ambos os turnos, nas diferentes modalidades, é possível a integralização do Curso em quatro anos. Há uma entrada única nas duas modalidades, na Área Básica de Ingresso. Na passagem do 2º para o 3º período o estudante decide sua modalidade de preferência. É possível a formação nas duas modalidades através de processo de reingresso e complementação.

Pós-Graduação em História