Ir para o conteúdo

Pesquisa e extensão

Pesquisa

A pesquisa forma, juntamente com o ensino e a extensão, o tripé que sustenta a universidade. A UFJF-GV conta com uma série de núcleos em diversas áreas do conhecimento. Esses grupos reúnem pesquisadores e estudantes que, em torno de uma ou mais linhas de pesquisa, desenvolvem trabalhos de suma importância para o desenvolvimento da ciência.

Confira a relação de grupos de pesquisa da UFJF-GV

Extensão

A Extensão é a responsável por integrar ensino e pesquisa, colocando a produção da universidade a serviço dos diversos segmentos que compõem a sociedade. No campus avançado de Governador Valadares, o Setor de Extensão é o responsável por fomentar esse processo. Os diversos programas, projetos, eventos, cursos e demais atividades promovidos pela universidade levam conhecimento e assistência à comunidade, reforçando o seu compromisso social com esta região do Vale do Rio Doce.

Atualmente, a UFJF-GV possui mais de 65 atividades de extensão em andamento, distribuídas entre as seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. Coordenados por professores ou servidores técnico-administrativos, esses projetos/programas contam com a participação de acadêmicos dos cursos de graduação do campus de Governador Valadares e de pessoas que não pertencem ao meio acadêmico.

Desde agosto de 2017, o Setor de Extensão conta com um programa destinado a minimizar os danos causados ao Rio Doce pelo rompimento da barragem em Mariana. O Boa Vizinhança contempla cinco projetos, a maioria com foco na melhoria da qualidade da água e na educação ambiental.

Confira os projetos de extensão da UFJF-GV