Ir para o conteúdo

Pós-graduação

pos-graduacao_ufjf-300x452

O campus avançado da UFJF em Governador Valadares oferece quatro programas de pós-graduação, sendo três mestrados e um doutorado: Mestrado Profissional em Ensino de BiologiaPós-Graduação stricto sensu em Bioquímica e Biologia Molecular, e ainda Mestrado e Doutorado em Educação Física.

Para acompanhar a expansão dos programas de pós-graduação, a UFJF, por meio da Pró-reitoria adjunta de Pós-graduação,  investe na captação de recursos para fomento da área e criou o Programa de Apoio à Pós-graduação, citado positivamente em avaliações da Capes, responsável pelo reconhecimento e avaliação dos cursos.

A UFJF também se dedica à captação externa e à oferta própria de bolsas de estudo, estimula a capacitação de seu corpo docente, a participação em eventos científicos, a criação de grupos de pesquisa e incentiva o intercâmbio de pesquisadores e a criação de estágios de pós-doutorado.  

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO
O PROFBIO, curso de nível de pós graduação stricto sensu, objetiva a formação continuada dos professores de Biologia que atuam na rede pública de ensino do Brasil. A rede nacional do PROFBIO congrega 18 Instituições de Ensino Superior públicas, Federais e Estaduais, distribuídas por todo território nacional, sob a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

O programa é realizado na forma de curso semipresencial, com oferta simultânea nacional no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Reúne diferentes Instituições de Ensino Superior no Brasil, entre elas o campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), que disponibiliza 15 vagas.

Pós-graduação stricto sensu em Bioquímica e Biologia Molecular – PMBqBM
O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) visa a estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores competentes dispersos geograficamente em instituições públicas do país, onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (denominadas Instituições Associadas) e pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados (denominadas Instituições Nucleadoras).

Com isso, pretende-se estabelecer uma rede de instituições públicas para estimular a criação de novos grupos de pesquisa, a formação de mestres e doutores em Bioquímica e Biologia Molecular, e em longo prazo, a criação de novos programas de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular nas Instituições Associadas.

Mestrado e Doutorado em Educação Física
O programa é oferecido através da associação ampla entre a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Departamento de Educação Física da UFJF (Sede Governador Valadares) e o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. A formação visa atender à demanda por recursos humanos altamente qualificados gerada pelos vários cursos de graduação e especialização em Educação Física e áreas afins.

Voltado para a formação de docentes de nível superior, com competência em pesquisa na Educação Física e áreas afins, este programa deverá proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades relacionadas à condução de pesquisa científica, produção e disseminação dos conhecimentos nos temas relacionados à Educação Física.