Ir para o conteúdo

Apoio estudantil

imagem apoio

O ​setor de Apoio Estudantil está vinculado à Coordenação Acadêmica do campus Avançado de Governador Valadares da UFJF, e é responsável por oferecer benefícios e serviços que visam contribuir com a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar dos estudantes de graduação da UFJF, favorecendo sua permanência no Ensino Superior. O setor também serve como elo de comunicação entre os discentes e a Pró-reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE), órgão que gerencia toda a política de assistência estudantil no âmbito da universidade. Atualmente, o setor conta com três Assistentes Sociais, dois Psicólogos e uma Pedagoga, e presta os seguintes serviços: análise socioeconômica para fins de concessão de bolsas e auxílios, desenvolvimento de projetos atendimento psicológico, atendimento pedagógico, palestras, intervenções psicológicas coletivas, pesquisas, dentre outras atividades. O e-mail do setor é atendimentosocial.gv@ufjf.edu.br.

Clique aqui e acesse o site do Apoio Estudantil.

Em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010), a UFJF oferece diversas modalidades de bolsas e auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A obtenção dos benefícios está condicionada a uma avaliação socioeconômica e à disponibilidade orçamentária. Periodicamente, a PROAE divulga editais contendo todas as orientações acerca de como o aluno pode concorrer aos auxílios bem como os documentos que deve apresentar. O aluno interessado nas modalidades de auxílio deve acessar com frequência o SIGA aluno e o site da pró-reitoria.

Preciso conversar com um Assistente Social, como devo proceder?
Qualquer estudante, regularmente matriculado na Instituição, independente da renda per capta poderá solicitar atendimento social. No atendimento Social o estudante poderá apresentar suas principais dificuldades sejam elas decorrentes da instituição ou nas relações familiares, situações como dificuldades para permanecer no curso, seja devido a questões financeiras, como problemas vivenciados em seu núcleo familiar.
Quanto à Universidade, o estudante também poderá buscar atendimento em virtude de discriminações, dificuldade de convivência e/ou adaptação na instituição para que juntos possamos traçar mecanismos para superação de tais problemáticas.
O atendimento social passa a ser desta forma, um canal de acolhida para que possam realizar sugestões de melhorias no setor, bem como de projetos de seu interesse ou de grupos específicos, com o intuito de podermos atender as principais demandas do público estudantil.

Preciso de auxílio financeiro para continuar estudando. Como posso conseguir?
Em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010), a UFJF oferece diversas modalidades de bolsas e auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A obtenção dos benefícios está condicionada a uma avaliação socioeconômica e à disponibilidade orçamentária. Periodicamente, a PROAE divulga editais contendo todas as orientações acerca de como o aluno pode concorrer aos auxílios bem como os documentos que deve apresentar. É importante destacar que a avaliação socioeconômica é feita inteiramente no campus Juiz de Fora. Por isso, o aluno interessado nas modalidades de auxílio deve acessar com frequência o site da pró-reitoria: www.ufjf.edu.br/proae.

Acho que preciso de atendimento psicológico. Como proceder?
Sentir-se ansioso, triste, indeciso, estressado, com falta de concentração, ter problemas de relacionamento, passar por algum trauma, estar com a auto-estima baixa, e tudo isso ter como consequência dificuldades em alguma disciplina são situações que costumam fazer parte da vida de qualquer aluno. O fato de você vivenciá-las de vez em quando não significa que esteja necessariamente precisando de ajuda. Contudo, se perceber que essas coisas têm acontecido com muita frequência, comprometendo seu rendimento nas disciplinas e/ou sua vivência acadêmica , você deve considerar a possibilidade de solicitar acompanhamento psicológico individual por parte de algum dos psicólogos do setor de Apoio Estudantil.

Como são realizados os atendimentos psicológicos?
Os atendimentos são individuais, ocorrem semanalmente, e duram cerca de uma hora. Vale lembrar que o sigilo é garantido pelos profissionais da Psicologia. O serviço está condicionado à disponibilidade de vagas e horários dos profissionais, mas pode ser solicitado a qualquer momento presencialmente na sede administrativa, por e-mail atendimentosocial.gv@ufjf.edu.br, ou pelo telefone 3301-1000 ramal 1112, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Quem pode solicitar bolsas e auxílios estudantis?

  • Discente regularmente matriculado em cursos de graduação presencial na UFJF;
  • Discente que não concluiu nenhuma graduação;
  • E possui renda bruta mensal familiar per capita de até 1,5 salários mínimos.

Como solicitar?

  • Acesse o site da PROAE;
  • Localize o ícone SOLICITAÇÃO DE BOLSA e clique em FLUXO CONTÍNUO;
  • Leia com atenção a Portaria 01/2017 PROAE que dispõe sobre o procedimento de avaliação socioeconômica;
  • Acesse o SIGA 3 ;
  • Clique no ícone Apoio Estudantil;
  • Preencha e conclua o formulário socioeconômico. Este deve ser impresso, datado e assinado.
  • O (a) discente deverá juntar a documentação comprobatória declarada no formulário socioeconômico, conforme Anexo II da Portaria 01/2017 PROAE;
  • A documentação deverá ser organizada de acordo com cada membro do grupo familiar;
  • Toda documentação deverá ser colocada em envelope identificado com FOLHA DE ROSTO ;
  • O formulário socioeconômico deverá ser grampeado do lado de fora do envelope juntamente com comprovante de matrícula do respectivo semestre letivo;
  • O procedimento de avaliação pode ser acompanhado no SIGA 3 → Apoio estudantil → Resultado;
  • Após a conclusão da avaliação socioeconômica com resultado deferido o (a) discente deverá comparecer à PROAE para assinar o Termo de Compromisso.
  • Após a assinatura deste o (a ) discente será incluído no Programa de bolsas e auxílios estudantis;
  • Para recebimento das bolsas e auxílios é necessário cadastramento no SIGA 3 de conta corrente nominal do discente.