Ir para o conteúdo

Cultura e lazer

IMG_5160

Almoço com Cantoria

Mensalmente, o almoço dos estudantes da UFJF-GV conta com um toque de música e descontração. Desde a primeira edição do Almoço com Cantoria, em 2014, os estudantes apresentam seu talento musical em ações realizadas nas duas unidades do Restaurante Universitário. Atualmente, o Almoço com Cantoria é realizado uma vez por mês nas unidades Centro e Vila Bretas. 

 

mail

Cine Acadêmico

O CineAcadêmico é um projeto que promove a exibição de materiais em audiovisual (filmes, documentários, animações, etc) com temáticas da atualidade, sempre dialogando com alguma disciplina ou matéria que está sendo estudada pelos discentes da UFJF-GV. As exibições são acompanhadas por rodas de conversa com diferentes profissionais. O projeto visa contribuir na  formação dos estudantes para o exercício profissional, a reflexão crítica e a perspectiva de construção de uma sociedade mais democrática e justa, visando sempre a defesa da qualidade de vida.

 

Coral Universitário

Coral 2017 2

Idealizado em 2016, o Coral Universitário é coordenado pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV, e possui parceria com o GV Shopping. O projeto é composto por estudantes, servidores e comunidade, sob regência da maestrina Zilmar Emerick Eller, aluna do curso de Administração da UFJF-GV.

O grupo é composto por 33 coralistas, sendo cinco baixos, cinco tenores, sete sopranos e 16 contraltos. Atualmente, o Coral possui dois repertórios, que são apresentados à comunidade em eventos programados. Em 2016 foi contemplado um programa natalino, que deu origem a “Os ritmos no Natal”. Já em 2017 o grupo apresentou “Coral Universitário canta MPB”, composto de canções populares que marcaram época no país.

 

Gincana Solidária

IMG_7929

Integração, brincadeiras, e, sobretudo, solidariedade. Esses são alguns dos princípios que motivam a Gincana Solidária da UFJF-GV, competição que visa à arrecadação de alimentos e materiais de limpeza, além de doações de sangue e cadastro para doação de medula óssea.

primeira edição da Gincana Solidária ocorreu em setembro de 2014 e arrecadou 250 kg de alimentos. Em 2016, a Gincana bateu recordes de arrecadação, com a doação de 1,3 tonelada de alimentos a instituições filantrópicas de Governador Valadares. 

Semestralmente, os calouros são divididos em equipes, que buscam doações a serem entregues a instituições da cidade. Durante o encerramento da Gincana, são realizadas apresentações culturais entre os estudantes, que também contam na pontuação final. 

 

IMG_3322

História em Movimento

Criado em 2014, fruto de um projeto de Treinamento Profissional, seu objetivo é a criação de um acervo histórico que reconstrua todo processo de implantação do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora na cidade de Governador Valadares. O História em Movimento anseia, assim, tornar possível a preservação da memória institucional e, consequentemente, permitir o futuro resgate dos fatos. 

Clique aqui e confira o site do projeto 

download

 

Vamos Ler!

O “Vamos Ler” é uma iniciativa da UFJF-GV e conta com o apoio da Biblioteca, do Departamento de Comunicação, Cultura e Eventos, Transporte e Restaurantes Universitários. O projeto disponibiliza obras literárias nos ônibus que levam alunos e servidores aos Restaurantes Universitários da UFJF-GV. A ideia, inspirada no projeto “Leitura para Todos” criado pela UFMG, em Belo Horizonte, visa a sensibilizar estudantes e servidores para a importância da literatura, como um convite para que todos conheçam os inúmeros poetas que existem no Brasil e no mundo, e que são capazes de interpretar a nossa sociedade através de versos e rimas.