UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

1º período

Você está em: Orientações matrícula > 1º período

Ingressantes via BACH, Ingresso de Diplomados, Transferência de curso ou outra forma de ingresso. 

  1. SOBRE O ATO DA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS

    Os alunos ingressantes via edital de vagas ociosas têm o seu número de matrícula gerado de forma tardia e devem iniciar a frequência nas aulas mesmo sem a matrícula oficial no curso. Os alunos devem frequentar as aulas avisando aos docentes sobre o processo de ingresso que acarreta a demora na matrícula. Após concretizada a matrícula na instituição, os alunos devem enviar um e-mail à coordenação* com a lista das disciplinas que estão sendo cursadas e o número de matrícula.

    Ingressantes via BACH realizam a matrícula no SIGA, dentro do período determinado pelo calendário acadêmico da UFJF. O acesso no SIGA deve ser feito pelo link “meu primeiro acesso” e deve-se conferir se o perfil utilizado é o de aluno da graduação em ciência da religião. 

    *coord.religiao@ufjf.edu.br

  2. SOBRE A ESCOLHA DAS DISCIPLINAS

    Alunos ingressantes pelo edital de vagas ociosas devem optar** por cursar as disciplinas da chamada “Área de concentração”. São 5 disciplinas ofertadas todo semestre, variando entre o período vespertino, no 1 semestre, e no período noturno, no segundo semestre. 

    **Tais disciplinas são obrigatórias e recomendamos que sejam cursadas no primeiro período do curso, porém, elas podem ser cursadas no decorrer da graduação, sem a obrigatoriedade de serem feitas no período inicial.

     

    Alunos ingressantes via BACH podem optar por qualquer disciplina, tendo em vista o preenchimento dos eixos temáticos de acordo com o texto presente na página 4 do seguinte anexo: Detalhes grade CRE

    A lista de disciplinas e os horários estão disponíveis no link: http://www.ufjf.br/graduacaocre/disciplinas-1/ 

  3. SOBRE O FUNCIONAMENTO DA GRADE DO CURSO

 

A graduação em ciência da religião, modalidades bacharelado e licenciatura, não possui grade fixa de disciplinas. O curso possui 4 eixos temáticos que devem ter quantidades mínimas de disciplinas concluídas. Maiores informações sobre o funcionamento do curso estão disponíveis no seguinte anexo: Detalhes grade CRE

 

Graduação em Ciência da Religião