UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Ingresso e duração

Você está em: Sobre o Curso > Ingresso e duração

Ingresso e duração

  1. Portadores de diploma (graduados em outras áreas): Graduados em outras áreas podem ingressar no curso mediante processo seletivo específico, que se constitui na análise do diploma da graduação e do histórico escolar
  2. Duração média – Bacharelado: 2,5 anos.
    Duração média – Licenciatura : 3,5 anos. 
  3. Egressos do ensino médio: PISM ou SISU para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.
    Duração média: 4 anos e meio.
    .

Periodicidade de ingresso: semestral.
Turno: noturno*

*com matérias opcionais no turno vespertino.

_____________________________________________________________

Segundo a resolução da NDE: 

” 4. Ingresso de diplomados – processo seletivo e disciplinas a serem cumpridas. Uma vez que o Projeto Pedagógico prevê o ingresso de alunos que já possuem graduação em vagas ociosas, recomendou-se o seguinte: a)Que para os próximos processos seletivos sejam mantidas as práticas até então adotadas, a saber, uma avaliação escrita a partir de uma bibliografia específica da área e previamente indicada aos candidatos bem como análise do histórico escolar; b) A cada processo seletivo, o coordenador convocará outros dois docentes para compor a banca de avaliação; c)O NDE também recomenda a seguinte prática com relação ao cumprimento de disciplinas por parte dos diplomados: tendo em vista o ingresso de discentes oriundos das mais diversas áreas, o NDE recomenda o cumprimento de determinadas disciplinas tendo em vista a realização do nivelamento dos ingressantes. Para tanto, leva-se em consideração:

a) A tabela de Áreas do conhecimento definidas pela CAPES  (http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/TabelaAreasConhecimento_042009.pdf);

b) As seguintes disciplinas da matéria “Ciência da religião e filosofia” do Bacharelado interdisciplinar em Ciências Humanas do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora: Filosofia da Religião I, Filosofia da Religião II, Fenomenologia da Religião, Sociologia da Religião, Psicologia da Religião, Antropologia da Religião, Estudos comparados das Religiões I, Estudos comparados das Religiões II  e História das religiões.

c) As disciplinas da área de concentração “Ciência da Religião”, oferecidas no 5º Período do primeiro ciclo: Introdução à Ciência da Religião, Religiões no Brasil, Diálogo inter-religioso, Linguagens da Religião e Teorias da Religião.

1)       Graduados em cursos na área de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da saúde, Ciências agrárias: quatro disciplinas da matéria “Ciência da religião e filosofia” e todas as disciplinas da área de concentração “Ciência da Religião”.

2)      Graduados em Ciências sociais aplicadas. Duas disciplinas da matéria “Ciência da religião e filosofia” e todas as disciplinas da área de concentração “Ciência da Religião”.

3)      Graduados em Ciências Humanas. Todas as disciplinas da área de concentração “Ciência da Religião”.

 

Além disso, a banca constituída para cada processo seletivo poderá considerar os seguintes critérios:

1)      Análise do histórico escolar, verificando principalmente a presença de disciplinas atinentes e afins à área de Ciência da Religião;

2)      Carga horária do curso de origem, especialmente quando se tratar de Licenciaturas curtas e Cursos Superiores de Tecnologia (segundo decreto no. 5.773/06).  ” 

 

Graduação em Ciência da Religião