UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Monografias

Você está em: Para Alunos > Normas e regulamentos > Monografias

1) Todas as monografias devem estar de acordo com as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Elas devem ser entregues digitalizadas em formato PDF (com o título do arquivo de acordo com o título da monografia) na Coordenação de Ciências Sociais junto com a Ata de Nota (disponível abaixo para Download) e, se possível, disponibilizar  monografia em um único arquivo digital (pdf).

 

2) O orientador é livre, você pode escolher qualquer professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, desde que comunique ao responsável por sua turma de Monografia e continue dentro das conformidades exigidas, bem como não se distanciar da área ao redigir e apresentar seu texto.

 

3) A apresentação da monografia é obrigatória tanto a banca quanto no Seminário de Conclusão de Curso realizado geralmente na última semana do semestre e cujas inscrições são abertas nas proximidades pela Coordenação e avisadas aos alunos via e-mail e comunicado no Site.

 

 

 

Veja também: Estrutura e Formatação.

Graduação em Ciências Sociais

Prezados alunos e alunas,
 
No dia 9 de fevereiro de 2017 tem início o período para realização de matrícula pelos acadêmicos. Elaboramos este documento com instruções e solicitamos que leiam com atenção para facilitar o processo e o trabalho da Coordenação na fase de ajuste que se inicia no dia 02/03. Nos dias 23 e 24 de fevereiro estaremos atendendo demandas relacionadas ao ajuste de matrícula apenas por e-mail.
 
1. Orientamos a todos que busquem acompanhar a periodização do curso para evitar problemas de fluxo no futuro. Como nossas disciplinas são ofertadas um semestre sim e um não, aquele que não realiza a matrícula na disciplina do período em que se encontra, terá que esperar um ano para cursar a mesma. Como a sexta-feira do 1º período ficou livre, os alunos poderão antecipar disciplinas dos outros períodos previstas para a sexta-feira: Políticas públicas e sociedade ou Metodologia aplicada à Ciência Política.
 
2. Solicitamos aos chefes de departamento que alocassem as vagas para os códigos 72C, 73C, 72CB, 72CL, 73CB e 73CL para facilitar a primeira fase do processo quando os próprios alunos e alunas fazem a matrícula no SIGA.
 
3. No caso das disciplinas oferecidas pelo Depto de Educação, é muito importante que ao se matricular na disciplina teórica o aluno se matricule também na disciplina prática associada.
 
4. PRÉ-REQUISITOS – Para cursar Reflexões sobre a atuação no espaço escolar I e Estágio supervisionado I é necessário já ter cursado Saberes Escolares em Ciências Sociais (com prática), Metodologia de Ensino de Sociologia, Ensino de Sociologia I e Ensino de Sociologia II (ambas com prática associada). As demais disciplinas da Licenciatura podem ser cursadas livremente desde que haja compatibilidade de horários.
 
5. DISCIPLINAS DO EIXO FUNDAMENTOS /LICENCIATURA – Além das disciplinas do eixo de formação especifica da Licenciatura, programadas no horário regular (noturno), o Departamento de Educação reservou vagas nas disciplinas de fundamentos em turmas nos três turnos. Mas ATENÇÃO: AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
 
6. O horário para o 2017-1 com as turmas regulares no período noturno e vagas para o curso de Ciências Sociais, pode ser acessado no link: http://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/horarios/
 
7. PROJETO DE BACHARELADO – Para os alunos do curso antigo (31A) que pretendem se matricular na disciplina Projeto de Bacharelado (CSO086): embora a disciplina não seja presencial, a Coordenação de Ciências Sociais recomenda fortemente que estes alunos e alunas frequentem as aulas presenciais da disciplina de Projeto de Bacharelado ofertada para os alunos da nova grade do curso. A disciplina será ofertada às quartas-feiras, das 19 às 23h e será ministrada pelo Prof. Leonardo Andrada. Os alunos serão admitidos como ouvintes, mas poderão participar de todas as atividades e, com isso, terão excelente oportunidade para desenvolver e aperfeiçoar seus projetos de pesquisa.
 
8. PROBLEMAS NO SIGA – Lembramos que no período de matrícula é comum ocorrerem problemas no SIGA. Solicitamos a todos e a todas paciência e persistência no processo. Tentem mais de uma vez, quando algo der errado. De toda forma, lembrem-se que os ajustes poderão ser feitos na Coordenação: por e-mail nos dias 23 e 24 de fevereiro (informar o número de matrícula) e presencialmente a partir do dia 2 de março.
 
9. CALOUROS – Alunos provenientes do BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES. Nos últimos semestres houve um atraso na liberação do novo número de matrícula desses alunos. Orientamos todos e todas que enviem um e-mail para a coordenação informando as disciplinas que pretendem cursar (preferencialmente as do primeiro período, pelas razões mencionadas no item 1). As vagas estão reservadas, portanto, não haverá nenhum prejuízo para os discentes. Tão logo o novo número de matrícula seja gerado a própria coordenação se encarrega de realizar a matrícula. Os alunos devem frequentar as aulas das disciplinas desde o primeiro dia informando ao professor responsável as razões do atraso na realização da matrícula.
 
Mais informações:
E-mail: coord.cienciassociais@ufjf.edu.br
 
Tel. 32 2102 3106