O Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (CSO / UFJF), componente do Instituto de Ciências Humanas (ICH), possui habilitações em Bacharelado e Licenciatura. O ingresso no curso se dá via Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (B.I.), no qual o aluno cumpre uma primeira aproximação de Ciências Sociais junto com outras disciplinas das Humanidades como Artes, Literatura, Filosofia e Religião. Após o B.I. em Humanidades o discente que for cursar Ciências Sociais cumprirá um ciclo profissionalizante de 5 semestres, nos quais terá disciplinas concentradas em Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia, além de disciplinas de pesquisa e metodologia na área. Para se tornar bacharel em ciências sociais, no último ano o aluno deverá redigir uma monografia de conclusão de curso, em uma das áreas listadas. Para a habilitação em Licenciatura, o aluno precisa cumprir um conjunto de disciplinas pedagógicas, voltadas para a formação docente, além dos estágios supervisionados.

Avisos

Grade de horários das disciplinas 2023-3

Prezados(as)  discentes de Ciências Sociais,

Cliquem nos links abaixo para acessar o quadro com os horários do bacharelado e da licenciatura em Ciências Sociais 2023-3.
(No celular: Pressione o link > Clicar em abrir em uma nova guia > o dispositivo fará o download do arquivo).

Disciplinas em comum do Bacharelado e Licenciatura

Grade de horários das disciplinas 2023-3

Lembrete: Mudanças no processo de matrícula em disciplinas

A UFJF reconfigurou o processo de matrícula em disciplinas no semestre passado. Agora ele acontece em 3 etapas via SIGA, antes do início das aulas, inclusive o chamado “bolsão”.

ATENÇÃO! Mudanças no processo de matrícula em disciplinas

Avisos-antigos

Atenção! Mudanças no processo de matrícula em disciplinas

A UFJF reconfigurou completamente  o processo de matrícula em disciplinas. Agora ele acontece em 3 etapas via SIGA, antes do início das aulas, inclusive o chamado “bolsão”.

Fiquem atentos às datas das 3 etapas! É importante que todxs solicitem a matrícula via SIGA, podendo

ATENÇÃO! Mudanças no processo de matrícula em disciplinas

Destaques na UFJF