Informações sobre Apoio Estudantil

Os estudantes que conseguiram uma vaga na UFJF, mas enfrentam dificuldades para se manter no curso e em Juiz de Fora podem concorrer a uma das modalidades de bolsas de apoio estudantil. Será avaliada a condição socioeconômica familiar e se o estudante estiver entre os que mais precisam dentro do limite de bolsas oferecidas, conseguirá o auxílio. Modalidades previstas:

Bolsa Permanência: com recursos do Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação, é destinada, na UFJF, apenas aos alunos de Medicina e Enfermagem, que, por enquanto, são os únicos cursos com carga horária diária de cinco horas, conforme exigência do MEC para este benefício. A bolsa é estendida a alunos de comunidades indígenas ou quilombolas, independentemente do curso. O valor é de R$ 400 mensais.

Bolsa Pnaes: com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), é destinada aos alunos de todos os cursos presenciais da UFJF, exceto os de medicina e enfermagem, já favorecidos com a Bolsa Permanência. O valor também é de R$400.

Auxílio Moradia: auxílio financeiro, no valor de R$ 340 mensais, para despesas parciais com moradia (para alunos que chegam de outras localidades nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares).

Auxílio Alimentação: acesso a refeições gratuitas (café da manhã, almoço e jantar) nos Restaurantes Universitários da UFJF, conforme seu horário de atendimento.

Auxílio Transporte: vale-transporte para trajeto entre residência e UFJF (ida e volta) durante o período letivo.

Auxílio Creche: auxílio financeiro, no valor de R$ 321 mensais, para custeio parcial das despesas com dependentes legais até a idade de 5 anos, 11 meses e 29 dias.

Restaurante Universitário

A UFJF possui Restaurante Universitário (RU) em seus dois campi, destinados aos alunos e servidores. Em Juiz de Fora, são duas unidades, uma no centro da cidade e outra no campus, servindo uma média de 5 mil refeições por dia. É oferecido café da manhã (R$ 0,50), almoço (R$ 1,40) e jantar (R$ 1,40). Para comprar os tickets, basta apresentar o cartão de acesso ou carteira funcional da UFJF.

Edifício para Moradia Estudantil

A nova Moradia Estudantil da UFJF está em fase de finalização. Dois prédios, um masculino e outro feminino, com cerca de 200 alojamentos no total já estão prontos.  Além dos dormitórios, as unidades possuem salas de estudo, refeitórios, banheiros, lavanderia e guarita, e estão localizadas a 500 metros do portão da UFJF, no bairro São Pedro. Uma comissão, com a representação de estudantes, foi formada para estabelecer as regras de ocupação, quantos alunos serão selecionados e quais os critérios de escolha.

Apoio Psicológico e Pedagógico

A Pró-reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva oferece atendimento psicológico, com profissionais dispostos a ouvir e orientar os alunos durante sua experiência universitária. Também conta com apoio pedagógico, para ajudá-los em suas necessidades didáticas e acadêmicas.

Contatos:

Apoio psicológico: (32) 2102-3777 e (32) 2102-3886 / psicologia.proae@ufjf.edu.br

Apoio pedagógico: (32) 2102-3886 / pedagogico.proae@ufjf.edu.br

Mais informações no site da Proae