UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre GETCode

Você está em: Eventos > GETCode > Sobre GETCode

 

O GETCode é um evento contínuo do GETComp onde os alunos dos cursos de graduação do DCC resolverão problemas de diferentes níveis de dificuldade como forma de preparação para competições de programação, oportunizando a troca de experiências entre os membros da equipe e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de maneira criativa em um curto espaço de tempo.

F.A.Q

O que é?

É um evento contínuo onde os alunos, coordenados pelos bolsistas do GETComp, resolverão uma lista de problemas, geralmente entre 5 e 8, nos moldes das competições de programação.  O objetivo é promover nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Quando será realizado?

O GETCode será realizado em um sábado, conforme cronograma apresentado pelo GETComp. Além disso, toda quinta-feira de 18 às 19h será realizado um encontro de preparação para o GETCode.

Onde será realizado?

O GETCode será realizado nos laboratório L107.

Qual a vantagem de participar do evento?

Além de atualizar o seu conhecimento o aluno ganhará certificados em cada um dos encontros que participar. Você descobrirá também o quão divertidas são as competições de programação!

Como efetuar a inscrição neste evento?

O evento é inteiramente gratuito. Basta se inscrever no evento via Integra para garantir a obtenção do certificado.

Como são os encontros?

Serão realizados encontros preparatórios toda quinta-feira de 18 às 19h. Nestes encontros algumas questões gerais de programação e exemplos de problemas serão estudados.

Os encontros aos sábados são de 3 horas de duração e de caráter prático com o intuito de preparar os alunos para competições regionais e nacionais, tais como a Maratona de Programação da SBC (seletiva nacional para a competição mundial).

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 3 horas o maior número possível dos problemas que são entregues no início do evento. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador por equipe para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. A equipe pode levar livros para consulta e apoio à resolução de problemas, bem como um material preparado pela equipe (pdf).

Os alunos devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que serão aprovadas pelos juízes do encontro (getianos). Alguns problemas requerem apenas compreensão, enquanto outros exigem conhecimento de técnicas mais sofisticadas. Determinados problemas podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.