UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Processo seletivo de Bolsistas GetComp 2018-1

Data: 6 de março de 2018

O GETComp está com inscrições abertas para alunos do curso de Ciência da Computação interessados em preencher um dos seguintes perfis:

PERFIL 1:Investigação de métodos para recomendação automática de conteúdo educacional

Com a popularização da educação online, a relação entre professores e alunos se modificou e diversas questões começam a surgir. Dentre os desafios que esse novo meio educacional trouxe, está a dificuldade de moldar práticas, métodos e materiais para atender as necessidades de um certo indivíduo, ao invés realizar atribuições idênticas para um grupo heterogêneo. Neste projeto, iremos explorar abordagens automatizadas para apoiar o ensino mais individualizado em plataformas de ensino online. O aluno irá conhecer sobre técnicas mais comuns utilizadas em sistemas de recomendação de conteúdo, ferramentas para extração de informação em textos e vídeos e diversas tecnologias atuais na área de computação.

 

Pré-requisitos: Algoritmos, Calculo 1 e GA.

Orientador: Jairo Francisco de Souza

 

PERFIL 2: Avaliação de grande volume de dados e comportamento anômalo em redes de computadores
Redes de computadores podem sofrer ataques e estes comprometem a segurança do ambiente e prejudicam o seu desempenho. Estes ataques podem gerar prejuízos tanto aos usuários, quanto às próprias organizações. Portanto, o estudo e desenvolvimento de técnicas destinadas à detecção desse tipo de situação é importante, principalmente no caso da grande dependência que as organizações estão atualmente de infraestruturas de acesso à rede mundial de computadores. Uma forma de resolver esse problema é detectar o agente malicioso e limitar suas ações. Dentre as abordagens para detecção desses invasores, pode-se trabalhar com Sistemas Detectores de Intrusões de Rede, que analisam o tráfego para identificar invasores ou agentes maliciosos. O uso de técnicas de aprendizado de máquina para esse tipo de análise faz-se então necessária. Pretende-se nesse projeto estudar métodos de aprendizado de máquina para, a partir de análise de dados coletados em redes reais, desenvolver novas estratégias de detecção de intrusos em redes.

 

Não há pré-requisito.

Orientador: Heder Soares Bernardino

 

PERFIL 3: Sistema de Recomendação sensíveis ao contexto: Clould, Fog ou Edge?
Os Sistemas de Recomendação filtram recursos e os apresentam aos usuários considerando o perfil e contexto dos mesmo. Em geral, esses sistemas buscam por recursos na nuvem e, com isso, dependem de uma infraestrutura que suporte essas consultas. Neste sentido, os usuários podem não ter acesso a determinados recursos em função de limitações de contexto. Este projeto tem por objetivo recomendar recursos que sejam viáveis para o dispositivo e o ambiente de acesso do usuário. Para tal, a solução adota uma arquitetura de sistemas e bancos de dados distribuídos considerando os paradigmas computacionais Clould, Fog e Edge.

 

Não há pré-requisito.

Orientador: Victor Stroele de Andrade Menezes

 

Período de inscrição: 07/03/2018 a 14/03/2018
.

 

Entrevista:15/03/2018 as 13 horas

Local de inscrição: Secretaria do Departamento Ciência da Computação.
Para maiores detalhes acesse o edital deste processo de seleção.