UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Atividades de Ensino

Você está em: Atividades > Atividades de Ensino

Colaboração na disciplina MAC011 – Introdução à Engenharia Computacional. Nesta disciplina há palestras sobre temas diversos relacionados à Engenharia Computacional, ministradas por professores do curso e profissionais que atuam nas diversas áreas de interesse. Os bolsistas do GET auxiliam nas atividades práticas e computacionais.

 

Acesse nossos tutoriais!

 

2013

 

Minicurso - SolidWorks_2

No dia 29 de Julho de 2013, o GET-EngComp ofereceu o Minicurso de SolidWorks. O minicurso foi ministrado no Prédio da Modelagem Computacional na Faculdade de Engenharia da UFJF.
SolidWorks é um software de CAD (computer-aided design), desenvolvida pela SolidWorks Corporation, adquirida em 1997 pela Dassault Systèmes S.A., e que funciona nos sistemas operacionais Windows. A sua estréia foi em 1993, mostrando-se um concorrente do PRO-Engineer, AutoCAD, Inventor e SolidEdge.

Parafuso_2

O SolidWorks baseia-se em computação paramétrica, criando formas tridimensionais a partir de formas geométricas elementares. No ambiente do programa, a criação de um sólido ou superfície tipicamente começa com a definição de topologia em um esboço 2D ou 3D. A topologia define a conectividade e certos relacionamentos geométricos entre vértices e curvas, no esboço e externos ao esboço.

 

Foram apresentados os recursos básicos e características do programa, e reproduzidos exemplos simples para explorar as ferramentas.

 

Parafuso_1

 

 

Minicurso - Python - Finalizado

No dia 27 de junho de 2013, o GET-EngComp em mais uma parceria com PET Civil, colaborou no Minicurso de Python Básico. O minicurso foi ministrado no laboratório L205 do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, e teve a participação de alunos dos cursos de Ciências Exatas, Engenharias Civil e Elétrica. Foram apresentadas as características básicas da linguagem e uma introdução à computação científica usando Python, havendo a oportunidade de aprender sobre a eficiência dessa linguagem de alto nível, sendo apresentados à manipulação de vetores e matrizes de dados, resolução de equações diferenciais e até mesmo plotagem de gráficos. 

 

2012

 

 

2011


 

 

Veja também: Aulões.