Participação do GET-EngComp no XVIII SudestePET

Cerimônia de Abertura do SudestePET 2018.

Com a presença de aproximadamente 400 PETianos, o evento foi organizado pelos grupos PET da UNESP Campus Jaboticabal: PET Engenharia Agronômica (PET Agro); PET Medicina Veterinária (PET MedVet); e PET Zoologia (PET Zoo). A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi representada por 31 pessoas de 7 grupos PET e GET (PET Institucional da UFJF), entre eles três integrantes do GET Engenharia Computacional.

A abertura oficial no evento foi no Centro de Convenções da FCAV/UNESP, com os pronunciamentos da pró-reitora de graduação da UNESP, além de representantes da comissão organizadora e do CLAA da instituição. Ressaltou-se a importância da tríade – ensino, pesquisa e extensão – do programa e da mobilização para a presença no Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) de 2018, o qual terá as eleições da diretoria da Comissão Executiva Nacional do PET (CENAPET).

A apresentação cultural da abertura foi protagonizada pelo grupo Orquestra de Cordas Caipira (http://www.facebook.com/orquestracordascaipiras/), de Jaboticabal/SP. Cantou músicas tradicionais como “Chalana”, Menino da Porteira, Cabloca, entre outros.

Apresentação de trabalho do GET-EngComp no SudestePET 2018.

O GET-EngComp apresentou as suas atividades de divulgação do curso que abrange o grupo. Titulado “Práticas de Divulgação do Curso de Engenharia Computacional pela Educação Tutorial”, foi mostrado as participações do grupo em eventos da universidade, eventos de segmentos estudantis, atividades de extensão, palestras, e outros. O curso de Eng. Computacional é recente no Brasil e o trabalho desenvolvido mostra que é essencial a divulgação no aprimoramento do curso.

O início das discussões no evento ocorreu na reunião dos discentes e na reunião dos tutores, ocorridos em paralelo. Nessa atividade são discutidas assuntos referentes a mobilização dos participantes, participações/organizações de eventos do PET, permanência do programa, entre outros. Logo após, ocorreram as apresentações de trabalho das atividades desenvolvidas pelos grupos. O GET Engenharia Computacional apresentou o trabalho “” que relata as atividades do grupo para a divulgação do curso para que tenha um maior reconhecimento na sociedade pela multidisciplinaridade. O evento teve 10 grupos de discussão e trabalho (GDT’s) para a discussão de temas referentes ao aprimoramento do PET. O GET Engenharia Computacional participou de três GDT’s:  Reconhecimento e Visibilidade do PET; Tríade; e Execução do Planejamento.

Membros do GET-EngComp no SudestePET.

No GDT sobre visibilidade, o grupo levantou um encaminhamento no SudestePET para que a partir de 2019, as comissões organizadoras dos eventos regionais, caso existem grupos PET institucionais, e do evento nacional incentivem a participação dos grupos PET institucionais pela menção nos editais de inscrição e no edital de submissão de trabalhos, além de espaços na programação voltada para estes grupos. No último dia do evento aconteceu a assembleia final com os encaminhamentos e sugestões de todos os GDT’s, além de deliberações gerais, candidaturas de realização do SudestePET 2019, e encaminhamentos pelas reuniões dos discentes e dos tutores. A pauta levantada pelo GET-EngComp foi aprovada. Todos os encaminhamentos e sugestões aprovados no SudestePET, como nos outros eventos regionais do PET, será discutido no ENAPET, o qual será em Campinas – SP na edição do ano 2018 organizado conjuntivamente pelos grupos PET da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e  pelos grupos PET da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O GET-EngComp agradece a comissão organizadora pela realização do evento, como todos os PETianos participantes. Foi uma incrível experiência e trocas de conhecimentos para todos.

Membros dos grupos PET e GET da UFJF presentes no SudestePET 2018.