UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Norma de TCC

Você está em: TCC > Norma de TCC

Normas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Art. 1º – A disciplina Trabalho de Graduação do Curso de Geografia/ICH/UFJF é atividade curricular obrigatória para a conclusão do Curso de Geografia e será diretamente coordenada pela Consultoria de Trabalho de Conclusão de Curso (CTCC).

 Parágrafo 1º – A CTCC, será indicada em reunião do Departamento de Geociências, para mandato de 2 (dois) anos, formada por 02 (dois) professores que lecionam no Curso de Geografia e pelo Coordenador ou Vice Coordenador do Curso de Geografia.

Parágrafo 2º – Os membros indicados para a Consultoria de TCC elegerão, entre eles, um Presidente, que ficará encarregado das tarefas administrativas concernentes à Consultoria.

Art 2º – Cabe à Consultoria:

Parágrafo 1º – Divulgar cronograma com prazos para o Projeto de Pesquisa e TCC sempre no início do período letivo.

Parágrafo 2º – Elaborar e divulgar o Manual de TCC.

Parágrafo 3º – Julgar os pedidos encaminhados.

Art. 3º – A disciplina tem como objetivos gerais garantir ao graduando reflexões sobre a Geografia em suas diferentes linhas teórico-metodológico-práticas, permitindo a execução de pesquisas que complementem as diversas disciplinas oferecidas durante o Curso e possibilitando a conclusão da vida acadêmica com a integração dos conhecimentos adquiridos em Geografia.

Art. 4º – A pesquisa acadêmica da disciplina consistirá na realização de Trabalho de Conclusão de Curso, observadas as normas do Manual de TCC do Curso, com o mínimo de 30 (trinta) páginas impressas em espaço 02 (dois), exigindo-se um exemplar com encadernação padrão, definida no Art 9º; Parágrafo 5º deste documento.

Art. 5º – O Trabalho de Conclusão será individual.

Art. 6º – Para a orientação do TCC somente serão aceitos professores da UFJF, caso o professor-orientador não faça parte do Departamento de Geociências, este deverá encaminhar uma carta de solicitação de orientação com justificativa á Coordenação do Curso de geografia. Para Co-orientação e participação em bancas de monografias, os professores que não trabalhem no ensino superior, deverão encaminhar uma carta de solicitação de orientação com justificativa á Coordenação do Curso de geografia.

Art 7º – O aluno deverá definir seu Orientador e Co-Orientador, se houver, e apresentar o Projeto de Pesquisa à CTCC no período anterior à matrícula em Trabalho de Graduação I.
Parágrafo 1º – O aluno encaminhará à Consultoria de TCC, no prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias antes do término das aulas do período letivo, conforme Calendário Acadêmico da UFJF, 2 (duas) vias do Projeto de Pesquisa, contendo a assinatura do discente e do orientador na última página do projeto.
Parágrafo 2º – A não entrega do Projeto de Pesquisa e do aceite no prazo estipulado pela Consultoria impossibilitará a matrícula do aluno na disciplina Trabalho de Graduação I (TG I).

Art. 8º – O Projeto de Pesquisa, cujo modelo constará do manual, deve conter, obrigatoriamente, a seguinte estrutura:

a) Tema;

b) Justificativa;

c) Objetivos – Geral e Específicos;

d) Metodologia;

e) Cronograma;

f) Referências Bibliográficas.

Art 9º – O Trabalho de Conclusão de Curso observará as seguintes etapas:

Parágrafo 1º – O trabalho (TCC) será entregue pelo aluno matriculado em Trabalho de Graduação II, para o orientador e para os outros dois membros da banca avaliadora, até às 20 horas do 27º (vigésimo sétimo) dia antes do último dia de aula do período letivo, conforme Calendário Acadêmico da UFJF.

Parágrafo 2º – Após a apresentação do trabalho, o graduando terá até 7 (sete) dias após o último dia de apresentação das monografias, de acordo com o calendário proposto pela Consultoria de TCC, para entregar o exemplar encadernado, em capa dura, já com as devidas modificações, para arquivo do Curso de Geografia. Até a entrega desse exemplar, o graduando deverá deixar uma cópia provisória do trabalho na Coordenação do Curso. O graduando deve entregar também uma cópia do trabalho em mídia digital, contendo o trabalho integral, com as modificações propostas pela Banca Examinadora.

Parágrafo 3º – O exemplar final deverá ser encadernado em capa dura, na cor azul, com letras em prateado, devendo ter, na lombada:

I – TCC – Geografia – UFJF,

§ – O título do Trabalho e o nome do autor.

A capa do trabalho deverá conter:

I – No alto da página, em três linhas: Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de

Ciências Humanas, Curso de Geografia;

II – No centro da página: o título do trabalho e abaixo o nome do autor;

III – No rodapé da página: cidade (Juiz de Fora) e ano.

Art 10º – A Orientação do Trabalho de Conclusão, obrigatória, far-se-á nas seguintes etapas:

Parágrafo 1º – Cada professor do Departamento de Geociências e de demais departamentos da UFJF poderá orientar, no máximo, 08 (oito) alunos matriculados por período letivo. Professores de outros departamentos podem ser co-orientadores.

Parágrafo 2º – O Orientador fixará os horários para trabalho de conclusão de curso e seu desenvolvimento, observando o mínimo de 17 (dezessete) horas de atividade, por semestre letivo.

Parágrafo 3º – O graduando comparecerá à totalidade das horas fixadas, desenvolvendo as atividades estabelecidas pelo Orientador, sob pena de cancelamento de Orientação – neste caso, cabe ao Orientador relatar os fatos à Comissão de TCC, para que esta tome as devidas providências junto às partes envolvidas.

Parágrafo 4º – O graduando poderá pleitear à Consultoria – que decidirá pela procedência ou não do pedido – a mudança de orientador.

Parágrafo 5º – O professor poderá pleitear à consultoria – que decidirá pela procedência ou não do pedido – o cancelamento da orientação

Art 11 – A não entrega do Trabalho de Conclusão na data prevista no Artigo 9°

_____Parágrafo 1º, acarretará em perda de 10 (dez) pontos na nota final atribuída ao TCC.

Parágrafo Único – Caso a não entrega do Trabalho de Conclusão ultrapasse 72 (setenta e duas) horas do prazo fixado no Art. 9º, §1º, o graduando será reprovado automaticamente na disciplina Trabalho de Graduação II (TGII).

Art. 12 – A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso será feita perante Banca Examinadora, composta obrigatoriamente pelo Professor Orientador e 2 (dois) Membros Convidados, um dos professores deverá ser o Co-Orientador do Trabalho, se houver. A banca será aprovada pela Consultoria de Trabalho de Conclusão de Curso, levando em consideração o tema da monografia e a indicação do orientador.

Parágrafo 1º – O Professor Orientador encaminhará 3 (três) nomes à CTCC.

Parágrafo 2º – Caso a Banca recomende reformulações no TCC o aluno terá prazo de 10 (dez) dias, a contar da data de defesa, para entrega das correções e apresentar se novamente à Banca, conforme data a ser definida pela mesma. A nova apresentação deve ser registrada em ata própria.

Parágrafo 3º – Caso a Banca não permita reformulações no TCC, o aluno será reprovado automaticamente.

Art. 13 – A apresentação pública do Trabalho de Conclusão de Curso será realizada, em data definida e divulgada pela Consultoria de Trabalhos de Conclusão nas seguintes etapas:

a) Exposição do trabalho pelo graduando;

b) Avaliação crítica e solicitação de esclarecimentos pelos Examinadores;

c) Arrazoado e esclarecimentos pelo graduando;

d) Atribuição de nota.

Parágrafo Único: Encerrada a sessão, cabe ao Professor Orientador redigir a Ata específica a ser aprovada e assinada pelos demais membros da banca e encaminhada à CTCC. O registro da apresentação em documento próprio – ATA – é condição para a aprovação do aluno em Trabalho de Graduação II e a confirmação de participação na Colação de Grau.

Art. 14 – No caso da transformação do Trabalho de Conclusão de Curso em artigo ou trabalho a ser apresentado em evento, torna-se obrigatória a inserção do nome do professor orientador e do discente como autores.

Art.15 – Os casos omissos devem ser encaminhados para a apreciação da Consultoria de Trabalhos de Conclusão de Curso para as providências cabíveis.

Art.16 – A atividade da Consultoria de Trabalho de Conclusão de Curso entrará em vigor a partir de sua aprovação no Colegiado do Curso de Geografia e encaminhado ao Conselho de Graduação (CONGRAD).

Sugestões de Referência para Normatização de Trabalho de Conclusão do Curso

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 15287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 6021: informação e documentação: publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

SILVA, José Maria da, SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: Normas e técnicas. Petrópolis: Vozes, 2007.

Consultoria de Trabalho de Conclusão de Curso (CTCC)

Graduação em Geografia