Fechar menu lateral

As galerias de Juiz de Fora após o ano 2000

Gal.

Título: As galerias comerciais em Juiz de Fora após o ano 2000: os projetos e os agentes produtores do espaço

Orientando: Fabrício Dias

Orientador: Prof. Dr. Frederico Braida

Coorientador: Prof. Dr. José Gustavo Abdalla

 

Nível da Pesquisa: Mestrado (PROAC/UFJF)

Grupo de Pesquisa: Ágora

 

Início: 03/2015

Término: 03/2017

 

Resumo:

O centro urbano de Juiz de Fora é marcado por inúmeras galerias comerciais, por sua qualidade arquitetônica e urbanística, principalmente, no que diz respeito ao espaço urbano, pois proporcionam uma experiência espacial de um espaço privado de uso público. Diversos estudos apontam a importância das galerias para a manutenção da centralidade do Centro de Juiz de Fora.

O objetivo geral da pesquisa é estudar as galerias comerciais após o ano 2000 em Juiz de Fora e, através da identificação e dos discursos dos agentes envolvidos nas decisões de edifica-las, compreender os motivos pelos quais ainda se constroem novas galerias na atualidade. Ainda há objetivos específicos, que são: (1) decompor e analisar as especificidades do projeto arquitetônico das galerias em Juiz de Fora após os anos 2000, (2) sua relação com o tempo, espaço e o lugar, (3) identificar e conhecer os agentes produtores destas galerias.

 Deste modo, o estudo busca uma metodologia baseada em uma revisão bibliográfica, com o propósito de coletar dados sobre as galerias, especialmente em Juiz de Fora, sobre o tema de cidade e comércio e, ainda, um estudo dos fenômenos relacionados com o espaço e o lugar das galerias. Empiricamente, também foram estudadas duas galerias construídas após o ano 2000 através de observação sistemática à campo, por meio de levantamentos fotográficos, foram divididas em categorias de análise: arquitetônica e urbanística. A identificação dos agentes produtores destas novas galerias possibilitará responder à questão que orienta esta pesquisa, para isso, o estudo contará com o recurso de entrevistas aos agentes, para obter dados e informações precisas dos motivos que os levaram a decisão de construí-las.

Assim, espera-se como resultado, o entendimento através dos discursos dos agentes sobre as decisões de se edificar galerias na atualidade e, desse modo, responder a pergunta que move a pesquisa. Ao final, pretende-se afirmar e/ou refutar algumas hipóteses sobres os motivos que levaram a construção dessas novas galerias, porém, sob a ótica de quem as produz na atualidade.

 

Publicações relacionadas:

 DIAS, F. S. ; JARDIM, A. S. ; LADEIRA, D. T. H. R. ; ABDALLA, J. G. F. ; BRAIDA, F. As novas galerias comerciais e a dinâmica urbana da área central de Juiz de Fora. In: V Colóquio Internacional sobre o comércio e a cidade: uma relação de origem, 2016, São Paulo. Anais do V Colóquio Internacional sobre o comércio e a cidade: uma relação de origem. São Paulo: FAUUSP, 2016. v. 1. p. 1-19.

DIAS, F. S. ; BRAIDA, F.; ABDALLA, J. G. F. The new arcades and urban dynamics in the downtown area of Juiz de Fora (Brazil). Artigo apresentado no 5th International Seminar City, Retail and Consumption, Mexico City, 2015. (Inédito).