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Paloma Romanos

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E-mail: paloma.romanos@arquitetura.ufjf.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2437251107542687 

 

Formação acadêmica:

Graduada em Administração de Empresas (Universidade Estácio de Sá -JF, UNESA), desde 2010.

Graduada em Tecnólogo de Design de Interiores (CES/JF), desde 2016.

Mestra no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (UFJF), desde 2020.

 

Grupo de Pesquisa: LEAUD 

Membro: desde 2017.1

Grupo de Pesquisa: INTRA 

Membro: desde 2018.1

 

Pesquisa e/ou Projetos:

ic  Dissertação de mestrado: Conforto olfativo e o projeto de interiores comerciais (2018-2020) | Finalizado

Orientador: Professor Dr. Frederico Braida

Resumo: No campo da arquitetura e do design de interiores, existe uma predileção pelo sentido da visão em relação aos demais, e assim o sentido do olfato se mostra recorrentemente negligenciado. Desta maneira, a pesquisa reflete sobre a consideração do odor no projeto de interiores comerciais, através de um olhar holístico que perpassa o conforto ambiental. Ela é motivada pelo seguinte problema: de que modo o olfato pode ser incorporado como uma dimensão do conforto ambiental nos projetos de interiores comerciais? Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve por objetivo principal elaborar uma matriz que contemple o conforto olfativo como uma dimensão do conforto ambiental no projeto de interiores comerciais. Para tanto, lançou-se mão de uma metodologia que partiu de uma revisão de literatura que contemplou as manifestações do odor no ambiente construído e o conforto ambiental. Também foram consultadas normas, resoluções, leis e certificações. Além disso, uma visão holística foi primordial para definir o caminho das investigações. A partir desse escopo, foi elaborada a matriz dos odores para aplicação desde a fase de projeto. Constatamos a existência de elementos que fazem parte do conforto e a proposição da matriz dos odores contribui para despertar consciência nos projetistas, arquitetos e designers de interiores, para o sentido do olfato no espaço comercial, promovendo a criação de uma ambiência olfativa, sem deixar de lado o bem estar e saúde dos indivíduos. Ao final, conclui-se que o uso de uma matriz dos odores, ainda na fase de concepção projetual, pode auxiliar os profissionais a pensarem no conforto olfativo sob uma visão holística.

 

Publicações:

Artigo completo: O ponto de venda como interface entre a identidade da marca e o público consumidor (VI CinCci | 2018)

Resumo expandido: O cheiro como signo da marca (III Encontro de Semiótica do Projeto | 2018)

Artigo completo: A incorporação do cheiro como uma estratégia comercial (15° Colóquio de Moda | 2019)

Resumo expandido: O conforto olfativo como elemento do ambiente construído (II SePAC | 2019)

Artigo completo: O cheiro no projeto de interiores comerciais (Revista Ergodesign | 2020)

Capítulo de livro: A incorporação do cheiro como uma estratégia comercial (Livro: Moda, Identidade e Branding | 2020)