Fechar menu lateral

Tipologias Hibridas…

Pesquisa: Tipologias Hibridas em Áreas de Centralidade: o caso da inserção urbana e da ampliação da rede de galerias comerciais no centro de Juiz de Fora nos anos 2000.

Período: 2013 – 2014

Orientandos: Artur da Silva Jardim e Mariane da Paz Almeida.

Orientador: Frederico Braida

 

Resumo:

Esta pesquisa teve como tema a ampliação da rede de galerias comerciais do centro de Juiz de Fora/MG. O principal objetivo foi investigar a inserção urbana das novas galerias, edificadas nos anos 2000, no contexto da ampliação da rede de passagens já constituída no triângulo central da cidade.

As galerias comerciais apresentam-se como objetos de estudo privilegiados. Ainda nos dias de hoje, pode-se perceber que a rede de galerias encontra-se em processo de expansão. Logo, esta pesquisa buscou responder as seguintes perguntas: Por que, na contemporaneidade, ainda são construídas novas galerias comerciais no centro de Juiz de Fora? Qual seria a importância representativa da precursora dessa tipologia híbrida na cidade?

Verifica-se que as novas galerias surgem, dentre outros motivos, pela demanda de maior permeabilidade da área central, bem como para reforçar a imagem simbólica dessa rede de passagens de pedestres, servindo de modelo para as conexões entre as ruas da área central, as quais conformam grandes quadras.

A rede de galerias comerciais em Juiz de Fora não só continua funcionando como elemento catalisador da economia e otimizador da circulação entre os calçadões, mas também mantem o centro como um lugar atrativo da cidade, com grande vitalidade no horário comercial. As antigas galerias continuam essenciais neste contexto e as novas, por suas vezes, reforçam o papel desta tipologia no centro da cidade.