Arquitetura de Interiores em Juiz de Fora: as práticas profissionais

Período: 2016 – 2017

Orientando: Fabianny Rodrigues de SouzaIsabella Alves Itaborahy; Isabela Schvartz FerreiraJéssica de Souza Christo.

Orientador: Frederico Braida

Resumo: A reflexão teórica, no âmbito acadêmico, bem como a formalização do mercado profissional em Arquitetura e/ou Design de interiores, especificamente no Brasil, é bastante recente. Há aproximadamente dez anos que os cursos se popularizaram, sobretudo com o nome de design de interiores, embora a Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro já ofereça há bem mais de uma década o curso de Composição de Interiores. Com isso, evidencia-se uma demanda pela integração dos conhecimentos teóricos relacionados a Arquitetura de Interiores, aos conhecimentos tácitos. É sob esse ponto de vista que se pretende desenvolver o projeto, sobretudo capacitando os alunos para a atuação profissional em arquitetura de interiores a partir da identificação das práticas correntes na cidade. Como metodologia, primeiramente, utilizamos a pesquisa de mercado, com o intuito de elencar os profissionais e comerciantes mais atuantes na área da Arquitetura de Interiores, e, a partir disso, são agendadas visitas técnicas, onde contamos com a presença de alunos da FAU-UFJF, para, assim, elencar as práticas e sistematizar a lógica de atuação desses profissionais, tornando-os aptos para a atuação no mercado de trabalho.