UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

FLAME

Você está em: Projetos > FLAME

O projeto FLAME (Frame-based Language Aid Multilingual Experiment), apoiando-se na experiência de desenvolvimento do Dicionário FrameNet Brasil da Copa do Mundo – doravante Copa –, objetiva desenvolver novo aplicativo temático multilíngue (Português – Inglês – Espanhol – Francês) para os Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro, cobrindo todas as modalidades olímpicas, o evento dos jogos em si, além do turismo.

De maneira semelhante ao projeto Copa – já disponível para acesso público e gratuito em http://www.dicionariodacopa.com.br – tal aplicativo será disponibilizado aos usuários através de um webservice ao qual poderão se conectar diversas opções de interfaces, desenvolvidas segundo o dispositivo no qual funcionarão. Assim, com o desenvolvimento de um único produto tecnológico, o sistema de consultas oferecido via webservice, infinitos dispositivos – tais como computadores, tablets, smartphones e mesmo totens espalhados pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro, caso existam – poderão oferecer uma experiência diferenciada em tecnologia linguística.

No que concerne ao público-alvo, o FLAME será desenvolvido em duas versões: uma com foco nos turistas e pessoal envolvido na organização e outra com foco na imprensa especializada que virá ao Brasil com o papel de repercutir as notícias da mídia brasileira acerca dos jogos. A primeira dessas versões apresentará aos consulentes não só o sentido e a tradução da palavra pesquisada, seguido de sentenças exemplo nas quatro línguas, mas, ainda, apresentará a cena que aquela palavra evoca, incluindo-se a possibilidade de visualização da mesma através de vídeos semanticamente anotados. Haverá ainda a possibilidade de Já a versão para especialistas, além de oferecer todas as opções acima, apresenta ainda as configurações sintáticas mais frequentes nas quais um dado item lexical aparece nas quatro línguas alvo, facilitando o processo de tradução.

O aplicativo também deverá ser desenvolvido apoiado em ferramentas da Web Semântica, tais como as Ontologias, a fim de que seus dados possam ser expostos, compartilhados e interligados na forma de Linked Open Data. A exposição neste formato permitirá não apenas o uso de mecanismos de inferência sobre os dados, mas também a sua associação com outros recursos já disponíveis na Web. Assim, após consultar uma dado verbete do dicionário, o usuário que quiser se informar mais sobre o assunto poderá seguir links sugeridos pelo próprio sistema, a partir do mapeamento dos frames semânticos evocados pelas palavras para sistemas formais de organização do conhecimento (ontologias).

O FLAME é mais um desdobramento da FrameNet Brasil, iniciativa de pesquisa lexicográfica, em desenvolvimento na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2008, com o apoio da FAPEMIG, do CNPq e da própria UFJF, cujo objetivo é construir para o Português usado no Brasil (PB) a contraparte linguística da rede semântica conhecida como FrameNet (www.framenet.icsi.berkeley.edu), criada há dezesseis anos, a partir do Inglês, por um grupo de pesquisadores do ICSI (International Computer Science Institute), em Berkeley, na Califórnia, sob a liderança do linguista Charles Fillmore.

O Projeto FLAME apresenta grande potencial de inovação tecnológica dados a apresentação inovadora do conteúdo do dicionário, não mais restrito a listas de palavras e sentenças-exemplo, mas enriquecido com representações em esquema e em vídeos semanticamente anotados das cenas conceptuais evocadas pelos verbetes; o mecanismo de inferência de equivalentes de tradução mais adequados ao contexto de consulta, tirando do usuário a responsabilidade por escolher o melhor significado para a palavra consultada; e sua ligação a outras bases de dados, rompendo na prática os limites entre dicionário e enciclopédia e transformando a aplicação em um verdadeiro portal de conhecimento acerca dos Jogos Olímpicos.

Compartilhe:

    FrameNet Brasil