UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Copa 2014

Você está em: Projetos > Copa 2014

O projeto Copa 2014 FrameNet Brasil desenvolveu, em meio eletrônico, um dicionário temático trilíngue (Português – Inglês –Espanhol) abrangendo os domínios do Futebol e do Turismo. Tal dicionário, com foco no uso humano, tem como audiência privilegiada a imprensa esportiva internacional, pessoas envolvidas na organização da Copa do Mundo FIFA 2014 e na recepção aos turistas estrangeiros, além dos próprios turistas. Em sintonia com as mudanças correntes na área das Tecnologias da Informação, o dicionário é um recurso lexical acessível eletronicamente de qualquer parte do mundo através do endereço http://www.dicionariodacopa.com.br.

Desenvolveu-se em parceria estabelecida com a equipe da Profa. Dra. Rove Chishman, da UNISINOS, o projeto FrameCorp, em cujo âmbito se abriga o subprojeto Kicktionary-Br, que teve como objetivo construir para o Português do Brasil a contraparte do recurso lexical multilíngüe criado no ICSI pelo Dr. Thomas Schmidt para a linguagem do futebol (http://www.kicktionary.de).

O Dicionário FrameNet Brasil da Copa do Mundo tem organização de verbetes e sistema de consulta diferente daqueles usados pelos dicionários comuns, mesmo os eletrônicos. Por ser baseado na Semântica de Frames, possibilita uma consulta por cenas relevantes dos domínios do Futebol e do Turismo, em situações nas quais o usuário porventura esteja envolvido ou sobre as quais precise falar ou escrever.

Nesse sentido, caracteriza-se como projeto de inovação tecnológica de construção de recurso computacional lexicográfico para usuários humanos. Tal projeto, à semelhança do que propõe Schmidt (2007) para seu empreendimento, explora produtivamente a interface entre teorias semânticas linguísticas, métodos de pesquisa em linguística de corpus e tecnologias de hipermídia.

Compartilhe:

    FrameNet Brasil