UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Pinacoteca

Você está em: Patrimônio > Pinacoteca

 

Tarde de Sol, de Renato Stehling

Tarde de Sol, de Renato Stehling

O Forum da Cultura, enquanto centro produtor de Cultura, tem a clara preocupação de oferecer seu espaço para a divulgação de trabalhos dos artistas plásticos locais. Percorrer o casarão é descobrir, em cada parede, uma obra de arte de novos ou consagrados artistas.

Desde a primeira Sala de Reitor da Universidade até a área de acesso às salas de aula, o visitante pode encontrar uma infinidade de expressões artísticas em pinturas, gravuras, esculturas e maquetes.

A Pinacoteca do Forum da Cultura foi iniciada nos anos 90 e congrega, em exposição permanente, obras de artistas juizforanos e mineiros. São óleos, gravuras, serigrafias, esculturas e maquetes que podem ser visitados durante todo o ano.

Silêncio na Mansão Imortal, de Lage das Neves

Silêncio na Mansão Imortal, de Lage das Neves

Todo o legado foi formado através de uma campanha capitaneada pela jornalista Delma Rocha, então programadora cultural da UFJF, e de Solange Starling Brandão, supervisora do Forum da Cultura, que conseguiram doações de artistas. Mais tarde, ao acervo foram incorporadas obras cedidas por diversos setores da UFJF.

Em um breve passeio pelo casarão, podemos ver de pinturas figurativas, como a de Lages das Neves, às abstrações como a de Amaury de Battisti. Encontramos representações de arte da cultura mineira e juizforana.

Uma das salas abriga a memória da UFJF. São telas tendo como tema os antigos prédios da Universidade, entre os quais se destaca o Forum.

 

Veja Registros>Artes Plásticas