UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Guilherme Augusto de Oliveira

Você está em: Coral > Guilherme Augusto de Oliveira

GuilhermeNatural de Ouro Preto – MG, o baixo-barítono Guilherme Augusto é graduado em canto pela Universidade Federal de Ouro Preto e atua como professor de técnica vocal, regente e solista.

Por quatro anos, trabalhou como preparador vocal do Coral Canarinhos de Itabirito, neste período destaca-se a gravação do DVD “Viva Mozart” em Itabirito MG (2006) e do DVD “Paixão e Fé”, gravado em Belo Horizonte no Grande Teatro do Palácio das Artes (2007), além dos encontros nacionais de Meninos Cantores do Brasil.

Participou, juntamente com o Coral Lírico de Minas Gerais, das obras: Turandot (ópera de G. Puccini), Macbeth (ópera de G. Verdi), Menina das Nuvens (ópera de Heitor Villa-Lobos), Floresta do Amazonas (obra de Heitor Villa-Lobos), As quatro Estações (obra de Haydn) e Carmina Burana (obra de Carl Orf). Em abril de 2012, foi solista junto a Orquestra Filarmônica Bachiana, com regência do maestro Julio Medaglia e direção do maestro João Carlos Martins, concerto realizado na Sala São Paulo. Já em setembro deste ano, participou como solista da ópera Treemonisha de Scott Joplin, com a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e regência de Mônica Giardini, apresentação também realizada na Sala São Paulo.

Estudou canto lírico com vários professores, dentre eles: Paulo Campos, Urbano Lima, Nadja Daltro, Eliane Sampaio, Amin Feres, Édson de Oliveira, Rio Novelo, Neyde Thomas e Andrea Adour . Atualmente, recebe orientações do professor Francisco Campos.

Como regente, junto ao Coro e Camerata Pró-Música, esteve à frente de execuções das seguintes obras: Missa em Fá (2011), Matinas de Sábado Santo (2012), ambas as obras de Lobo de Mesquita, Matinas de Natal (2012), de compositor anônimo.

Em 2012, estreou, como regente e diretor musical, o espetáculo “Cantorias” a frente do Coral da UFJF. Participou com o Coral do Colégio dos Jesuítas de apresentações em Ouro Preto (MG) e no Museu de Arte do Rio (RJ) junto à programação do Festival Internacional de Corais (FIC) em 2012 e 2013.

Em 2013, atuou como diretor musical no espetáculo teatral “Chá de Sumiço”, com direção de Nilza Bandeira James no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora (MG).