UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Ana Maria Ramos

Você está em: Coral > Ana Maria Ramos

FORMAÇÃOAna-Maria-Oliveira-Ramos_WEB

Ana Maria Ramos é formada pelo Conservatório Brasileiro de Música em piano na classe da professora Elza Pastore em 1962.

Curso de aperfeiçoamento com o professor Oswaldo Accursi, de 1962 a 1965.

Curso de interpretação pianistica com o professor Antonio Bezzan (Faculdade Paulista de Música) de 1970 a 1973.

Curso de regência e prática coral com o professor João Wilson Faustini (Faculdade Paulista de Música) de 1970 a 1973.

Licenciatura plena em Música pela Faculdade Alcântara Machado (São Paulo).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Organista e regente das Igrejas Metodista e Presbiteriana da Penha – São Paulo, de 1961 a 1977.

Pianista, organista e regente da Igreja Metodista do Bairro São Mateus, Juiz de Fora, de 1978 a 1993.

Fundadora do Coral CANTAMOR, ficando à frente do mesmo de 1982 a 1990, tendo participado de seis encontros consecutivos de corais, promovidos pela FUNALFA e Prefeitura de Juiz de Fora.

Apresentou-se com o coral CANTAMOR na Abertura do Festival de Cinema de Caxambu – MG (1984), do IV e V Encontro de Corais – BH e do 2º Festival Internacional de Coros, realizado nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Curitiba e Porto Alegre.

Realizou com o coral CANTAMOR, concertos em conceituadas salas, destacando-se, Palácio das Artes (BH) e uma belíssima apresentação na Capela Galeria de Arte (Antiga Stella Matutina).

Fundadora do CORAL CANT’AMOR reunindo vozes representativas das denominações: Assembléia de Deus, Batista, Congregação Cristã do Brasil, Luterana, Metodista, Nova Vida, Presbiteriana e Quadrangular.

Lecionou no Conservatório Estadual de Música “Haydée França Americano”, de 1979 até 2006 tendo ocupado as cadeiras de: Piano, História da Música, História das Artes, Estética, Apreciação Musical, Folclore, Canto Coral, Prática de Ensino e Percepção.

Responsável pelo I FESTIARTE do Conservatório Estadual de Música em 1995.

Vice-diretora do estabelecimento em 1996, sendo responsável neste período, pelos eventos artísticos da instituição, criando e desenvolvendo os seguintes projetos: “Som nosso de cada dia”, “Coisas nossas”, “Nossos papos” e “Conservatório in Concert”.

De 1995 a 1999 esteve à frente do coral da Igreja Luterana (JF).

No mesmo período esteve à frente do Coral da Igreja Metodista Central (JF).

Como pianista de música camerística e acompanhadora de conjuntos e cantores, apresentou-se periodicamente em salas de concerto de Juiz de Fora e cidades vizinhas.

Participando de diversos seminários de música e cursos de extensão, teve a honra de receber a orientação dos seguintes maestros: Sérgio Dias, Marcos Leite, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Samuel Kerr, dentre outros.

De agosto de 1996 a agosto de 1999, esteve à frente do CORAL da UFJF, tendo sido convidada para participar do Concurso Anual de Corais de Barcelona (Espanha).

De setembro de 1999 até agosto de 2000, freqüentou cursos de extensão de musicoterapia, regência e instrumento na University of Miami – School of Music.

Em setembro de 2000 participou do SIMS. (Seminário de Inverno de Música Sacra) em Campinas, sob a direção do maestro Parcival Módolo.

Em dezembro de 2000, preparou a cantata “LUZ” com o coral da Igreja Metodista de São Mateus.

Autora da letra do hino do Conservatório Estadual de Música “Haydée França Americano”.

Em maio de 2001 foi a representante do Conservatório local na III Reunião Técnica dos Conservatórios Estaduais de Música em Pouso Alegre.

Em junho de 2001 participou do 1º fórum RIOACAPELLA de música vocal no Instituto Metodista Bennett.

Em outubro de 2001 participou do X Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical no Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.

Em agosto de 2002 participou do 14º seminário “Música e Adoração” sob a direção do maestro Reverendo João Wilson Faustini e maestro Samuel Kerr.

De 2002 a 2004 à frente do Coral “Estrela da Manhã” da Igreja Metodista no bairro São Mateus, onde criou o curso de educação musical da mesma Igreja.

De março de 2002 a dezembro de 2005, apresentou com o Coral CANT’AMOR as cantatas:“Cristo a luz”; “Natal de alegria”; “Maravilhoso Rei”; “Emanuel, Deus Conosco”; “Jesus, O Vitorioso” – apresentado no Cine Teatro Central, trabalho registrado em DVD com a participação do grupo de teatro Divulgação, além de um repertório de 15 peças, realizando apresentações por vários bairros e cidades vizinhas.

Responsável pela montagem do musical: “Escrituras”, baseado no texto de Bartolomeu Campos, contando com a participação dos contadores de histórias do Instituto Granbery, fez 08 apresentações na Sede Da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora.

Além de ocupar a cadeira de piano do Curso Médio no Conservatório Estadual de Música “Haydée França Americano”, foi também coordenadora dos professores de piano do curso médio no mesmo Conservatório.