Fechar menu lateral

Mostra “Amarelo” chega ao Forum da Cultura da UFJF

Técnica encáustica em papel higiênico é especialidade de Wagner Fortes. Foto: Wagner Fortes.

Técnica encáustica em papel higiênico é especialidade de Wagner Fortes. Foto: Wagner Fortes.

O Forum da Cultura da UFJF abre nesta terça-feira, 17, a exposição “Amarelo”, reunindo trabalhos do artista plástico Wagner Fortes e do fotógrafo Abiacyr Scio Bezerra. A mostra é constituída por 14 fotografias e 6 obras na técnica encáustica, ambas voltadas para o tema amarelo.

A exposição, apresentada de forma coletiva, traz elementos sensoriais, emocionais, reflexivos e artísticos. Para Wagner Fortes, o nome Amarelo representa muito mais do que apenas uma cor, busca chamar atenção para questões relevantes, como o Aquecimento Global. “A ideia surgiu a partir de um trabalho que fiz há algum tempo e remete ao Rio de Janeiro, terra pela qual eu tenho muito apreço e onde o assunto do derretimento das calotas polares e da questão ambiental me foi apresentado para discussão”. O artista considera que este trabalho foi um despertar para este problema ambiental, carecendo de posicionamento mundial.

A coletânea também conta com o trabalho do fotojornalista Abiacyr Scio Bezerra, que buscou abordar o tema amarelo através de um viés representativo, demonstrando mais os elementos alusivos à cor. Suas obras seguem a fidedignidade inerente ao meio jornalístico. “O trabalho fotográfico é basicamente documental, instantâneos feitos usando-se técnicas jornalísticas. As cenas retratadas são feitas buscando-se ter a mínima ou nenhuma interferência no fato”.

Para esta exposição, Abiacyr fotografou em lugares como João Pessoa, Juiz de Fora, Natal e Belo Horizonte, entre os anos de 2009 e 2019, fazendo uso dos mais diversos equipamentos e técnicas.

Wagner utilizou a técnica encáustica de forma única. Seu método se vale de folhas de papel higiênico submetidas à aplicação de uma camada de produto desenvolvido pelo artista, que as prepara para os próximos processos. Logo em seguida, dá asas ao seu imaginário. Por fim, o mesmo realiza uma veladura com parafina, que dá acabamento ao trabalho.

Exposição Amarelo mescla fotografia e encáustica na Galeria de Arte do Forum da Cultura. Foto: Abiacyr Scio Bezerra.

Exposição Amarelo mescla fotografia e encáustica na Galeria de Arte do Forum da Cultura. Foto: Abiacyr Scio Bezerra.

Essa é a primeira exposição de Abiacyr e a segunda de Wagner, que já expôs no casarão do Forum da Cultura, juntamente com a artista Norma Marchetto.

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca.

 

Abiacyr Scio Bezerra é repórter cinematográfico, fotógrafo e jornalista, com formação profissional em Telejornalismo. Iniciou sua trajetória na TV Globo de Juiz de Fora, em 1980, onde trabalhou até 2006. De 2007 a 2012 dirigiu o Departamento de Comunicação, Marketing e Núcleo Audiovisual da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em João Pessoa. Nesse período desenvolveu o projeto e dirigiu o programa de TV da Faculdade de Ciências Médicas, hoje exibido aos sábados na TV Tambaú, afiliada SBT em João Pessoa. Teve também passagens pela Globo Nordeste (Recife) e Globo Minas (Belo Horizonte).

Wagner Fortes trabalhou com diversos elementos artísticos durante sua vida, tais como Teatro, Artes Cênicas, Confecção e criação, Publicidade, entre outros. Considera que a criatividade é o elemento norteador de sua vida. Se envolveu com confecção e criação nos anos 70. Trabalhou na área publicitária em São Paulo e na área de Efeitos Especiais no meio da década de 80 até meados da década de 90. Neste tempo executou trabalhos nas áreas: Cinema tradicional e publicitário, área teatral, a preparação de projetos para feiras como Feira Nacional da Indústria Têxtil (Fenit), Salão do Automóvel e área audiovisual (TV e Marketing). Desenvolvendo sua veia relacionada às Artes Plásticas trabalhou com Cerâmica, até que descobriu o papel Tissue, que permitiu trabalhar com diversos materiais buscando um resultado satisfatório numa vertente que se assemelha ao Abstracionismo Geométrico.

 

Outras informações: (32) 3215-3850 ou forumdacultura@gmail.com