Fechar menu lateral

Forum da Cultura recebe mostra “Naturezas-mortas Caravaggescas: brincando com a luz do sol”

O Forum da Cultura da UFJF recebe em sua Galeria de Arte, entre os dias 6 e 16 de agosto, a mostra “Naturezas-mortas Caravaggescas: brincando com a luz do sol”, do fotógrafo italiano Giulio Scaramella. A exposição conta com a curadoria de Maria Alice Almeida, juiz-forana radicada na Itália.

Nessa série de 26 fotografias, produzidas entre 2013 e 2018,  Giulio retrata naturezas-mortas de forma fidedigna às tonalidades, texturas e cores das obras, inspirado em pinturas de Caravaggio, célebre pintor italiano.

O artista utiliza a luz do sol na composição de seus cenários, tal qual Michelangelo Merisi, o Caravaggio, realizando composições únicas. As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca.

"Estate". Foto: Giulio Scaramella.

“Estate”. Foto: Giulio Scaramella.

Características da obra Caravaggesca

Motivos escuros com iluminação dramática obtida por foco de luz vindo de uma única fonte, geralmente não exibido na cena, caracterizavam as pinturas de Ugo da Carpi (1455 – 1523), Giovanni Baglione (1566 – 1644) e, principalmente, Michelangelo Merisi da Caravaggio (1573 – 1610), que dá origem ao espírito do barroco italiano, conhecido como Tenebrismo, onde os princípios do chiaroscuro são levados ao extremo. A paixão de Giulio Scaramella pela obra de Caravaggio o levou a desenvolver o estilo “brincar com a luz do sol”.

Michelangelo Merisi, o mais revolucionário artista barroco, usava uma janela, construída em sua casa na capital italiana, para ter a luz do sol incidindo sobre seus modelos e, assim, pintar com o fundo base totalmente preto.

Fazer fotos reproduzindo essa técnica não é uma tarefa simples, porque se pode usar apenas alguns meses do ano e algumas horas do dia para que o efeito seja aquele esperado e desejado pelo autor.

Sobre Giulio

 Nascido em Roma no dia 13 de outubro de 1948, desde cedo registrou imagens como autodidata. Apaixonado pela fotografia e por máquinas fotográficas, mantém em casa um pequeno museu com modelos raros. Tendo recebido alguns prêmios, nas mostras em que participou, possui um livro de fotografias no prelo, com o nome de “La Storia Fotografica Di San Cesareo. De 1900 ao 2019.” San Cesareo, região metropolitana de Roma, é o lugar onde Scaramella escolheu para viver. Giulio também é presepista, tendo sido premiado em 1999 e 2000, no concurso de presépios da região de San Cesareo.

Contato

Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1112, Centro.

(32) 3215-3850 ou forumdacultura@ufjf.com.br