Obras de contenção do muro do Forum da Cultura são iniciadas

Iniciaram-se, nesta última semana, as obras de contenção do muro que faz divisa entre o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Escola Estadual Delfim Moreira.

Primeira etapa está sendo cumprida pela empresa Cotral. Foto: Arquivo pessoal.

Etapa inicial consiste na perfuração do muro para colocação dos tirantes. Foto: Forum da Cultura.

Segundo o Prof. Flávio Lins, diretor do Forum da Cultura, as obras tornaram-se necessárias em virtude de deslocamento do paredão, que levou à interdição parcial de espaços do casarão pela Universidade e pela Defesa Civil.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão da UFJF, Engenheira Janezete Aparecida Purgato Marques, todas as medidas cabíveis vêm sendo tomadas para agilizar o processo de contenção. “A dispensa de licitação para a realização da obra que cabe à UFJF, foi motivada em virtude da emergência em resolver tal situação. O processo foi encaminhado para o gabinete do reitor e direcionado à Procuradoria para assegurarmos a legalidade do mesmo”.

O projeto de intervenção foi submetido e autorizado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), uma vez que o palacete é tombado, com notória importância histórica e cultural, tendo completado cem anos no início deste ano.

A obra, realizada em parceria público-privada entre a UFJF e os proprietários do imóvel, vai ser executada em quatro etapas. O projeto é assinado pela Cotral Fundações, que também é responsável pela execução das duas primeiras fases, sendo as restantes de responsabilidade da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão da UFJF (Proinfra) através de contratação de empresa.

O método utilizado para a contenção definitiva do muro é a criação e uma grelha atirantada, idealizada devido à necessidade de intervenção no espaço, da pouca mobilidade no mesmo e também da impossibilidade de uso de grande maquinário no local, além da geração de entulhos ser mínima.

A escolha da técnica de contenção do tipo grelha atirantada deu-se após estudo geotécnico realizado pela Cotral, seguindo todos os procedimentos definidos em parceria com a Proinfra e com os proprietários do terreno confrontante com o casarão.

Sobre o método de grelha atirantada

Projeto, assinado pela Cotral, será realizado em quatro etapas. Foto: Arquivo pessoal.

Projeto assinado pela Cotral será realizado em quatro etapas. Foto: Forum da Cultura.

Forum da Cultura.

A grelha atirantada é um tipo de contenção formada por pilares e vigas entrecruzados e feitos de concreto armado. A estrutura é fixada no terreno por meio de tirantes, que são elementos de aço compostos por cabos ou por uma monobarra.

Primeiramente há a necessidade de perfuração para a execução dos tirantes, seguindo um projeto milimetricamente concebido. Os furos são feitos com máquinas perfuratrizes rotativas hidráulicas, que permitem a remoção dos detritos do interior do furo e chegam a cerca de 10 metros de profundidade.

Logo em seguida, são inseridos os tirantes, elementos principais das contenções atirantadas. Após a introdução destes, injeta-se cimento no vão por meio de um tubo de PVC, efetivando o processo de ancoragem.

A terceira etapa do processo, a ser realizada pela UFJF, é a construção do paramento com grelha de concreto. A grelha é constituída por pilares e vigas de concreto armado que se encontram e se interligam em todos os pontos em que estão as extremidades dos tirantes.

Por fim, a UFJF deve executar a instalação de sistema de drenagem no muro, para alívio de pressões exercidas neste, reduzindo o empuxo sobre a estrutura. A drenagem pode ser executada através de canaletas e drenos internos.