Grupo Divulgação comemora 53 anos de história com programação especial

Em comemoração aos 53 anos do Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação (GD), o Forum da Cultura da UFJF recebe, entre os dias 4 e 7 de julho, programação especial. As celebrações serão realizadas pelos três núcleos do Grupo, em dias distintos.

Na quinta-feira, 4, a semana de comemoração se inicia com o Núcleo de Adolescentes, apresentando interpretações de “Bichário & outras falas”, às 19h. As apresentações fazem parte da conversão de um dicionário de animais, suas características e hábitos, em representação física dos mesmos.

Na sexta-feira, os atores do Grupo Divulgação mostram seus talentos ocultos na apresentação “Gente que brilha”, também às 19h. A apresentação é constituída de um sarau, além da apresentação de poemas de diversas autorias.

Grupo Divulgação celebra 53 anos de história. Foto: Acervo Grupo Divulgação.

A busca pela afirmação dos talentos artísticos dos membros foi idealizada para despertar a atenção do público à necessidade de reafirmação da arte e da cultura, como ressalta o ator Victor Dousseau. “Destacamos a importância de um grupo como o GD completar 53 anos, ainda mais em um Brasil onde a cultura vem sendo vilipendiada. Reafirmar nossa história é promovermos um enfrentamento, é usarmos a arte tal qual um farol, que guia as pessoas”.

Já no sábado, os atores do GD retornam ao palco com a proposta “Gente cantante”, às 19h, onde o Grupo interpreta 24 músicas pertencentes ao repertório de peças executadas no decorrer de sua história.

Por fim, no domingo, 7, encerram-se as comemorações com o Núcleo da Terceira Idade. Os membros executarão o espetáculo “Bodas de Prata”, às 18h, com diversas interpretações de poemas e canções. Dentre os trabalhos apresentados estarão trechos de Cecília Meireles, Manoel Bandeira, Olavo Bilac e Roberto Carlos.

A escolha por encerrar com o núcleo da Terceira Idade se deu em virtude da comemoração dos 25 anos da criação deste, assim como o nome de sua peça sugere, permitindo o resgate da trajetória trilhada por diversos atores e atrizes que ocuparam os palcos nos 48 espetáculos até então realizados.

Os espetáculos acontecem no palco montado na sala que a companhia ensaia. Por contar apenas com número limitado de lugares, uma lista de espectadores está sendo montada para cada noite. As reservas podem ser feitas por telefone e a entrada é franca.

As apresentações acontecem entre os dias 4 e 7 de julho. Foto: Acervo Grupo Divulgação.

O Grupo Divulgação

O Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão em artes cênicas, que se iniciou como um grupo de teatro universitário, nascido em 1966, na antiga Faculdade de Filosofia e Letras.

Atuando desde então junto à UFJF, o Grupo Divulgação organiza-se em três núcleos básicos de produção de espetáculos: o de universitários, o de secundaristas e o da terceira idade.

Formado por professores e acadêmicos, o CET se organiza como um grupo de pesquisa em artes cênicas, possibilitando, através do ensino, a difusão de conhecimentos e a extensão de uma vasta produção teatral junto a comunidades, visando a inclusão social e a construção de cidadania.

Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1112, Centro.

(32) 3215-3850 ou forumdacultura@ufjf.com.br