Fechar menu lateral

Grupo Divulgação estreia “Os Filhos de Prometeu”

17 artistas apresentam a nova peça do Grupo Divulgação, que fica em cartaz até 28 de junho (Foto: José Luiz Ribeiro)

17 artistas apresentam a nova peça do Grupo Divulgação, que fica em cartaz até 28 de junho (Foto: José Luiz Ribeiro)

O Grupo Divulgação estreou no dia 5 de junho, em sua sala de ensaios, o espetáculo ‘Os Filhos de Prometeu’. Com texto e direção assinados por José Luiz Ribeiro, a peça é uma revisão adaptada do mito grego Prometeu Acorrentado, de Ésquilo. 

Na história original, Prometeu rouba o poder de um deus mitológico, Vulcano, e faz com que os mortais adquiram conhecimento, simbolizado pelo fogo, que equipara os mortais aos deuses. Desapontados pela perda de privilégios, outros deuses do Olimpo, mandam que o próprio Vulcano acorrente Prometeu até que seja julgado e condenado.

Em estilo Brechtiano, a peça conta com nove atores e sete atrizes que se intercalam dando vida às personagens emblemáticas do teatro grego, além de contar com citações marcantes de nomes do teatro brasileiro, como Fernanda Montenegro e Oduvaldo Vianna Filho. 

A vilanização da cultura, a instabilidade da vida de artistas e a fragmentação social permeada pelo ódio, estão presentes na representação, mas a intenção do espetáculo é levar uma mensagem de esperança aos 40 espectadores, por récita, que estarão ainda mais próximos dos atores. Um palco foi montado na sala que a companhia ensaia seus espetáculos.

Com ‘Os Filhos de Prometeu’, o Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação, retoma a proposta estética de 1966, ano que a companhia iniciou sua trajetória com o espetáculo ‘Amor em verso e canção’ com duas apresentações na sala do Diretório Acadêmico Tristão de Ataíde, na Faculdade de Filosofia e Letras (Fafile). O espaço era um pouco maior que uma sala de aula e foi suficiente para fazer com que a companhia tivesse ainda mais força para enfrentar os anos de chumbo. Posteriormente, o grupo apresentou-se se em refeitórios, caminhões e em outros espaços adaptados, até se firmar no Fórum da Cultura, a convite do então reitor da UFJF, Gilson Salomão, em 1971.

As reservas para a temporada estão sendo feitas de forma antecipada. Por contar apenas com número limitado de lugares, uma lista de espectadores está sendo montada para cada noite. Uma outra novidade, é que as apresentações irão acontecer de terça a sábado, mais cedo, às 20h, até 28 de junho. As reservas podem ser feitas pelo telefone: (32) 3215-3850.