Fechar menu lateral

Forum da Cultura sedia exposição “Veias”

Veias

Veias, de Débora Gauziski. Foto: Divulgação.

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF recebe entre os dias 14 e 24 de maio, a mostra “Veias”, da fotógrafa carioca Débora Gauziski. A artista expõe trabalhos, que retratam, através do uso de diversos elementos e formas presentes na natureza, representações inusitadas de vasos capilares.

O objetivo é associar a representação fotográfica de elementos naturais semelhantes a veias, a verbetes, permitindo assim, a mescla de imagem e palavra, incentivando os espectadores a exercitar a imaginação.

Tema de estudo da artista, a fotografia passou a ser mais que um suporte para Débora, que desde que começou a fotografar realizou diversos cursos, pesquisas e experimentações no meio, tais como: “Reportagem, retrato e eventos” do Senac Rio (2015) e o Street Photography do Genesee Center for Arts & Education de Rochester (2016).

Para Débora a fotografia é uma forma de expressão, de contação de histórias e representação da realidade. “Através das imagens fotográficas busco contar novas histórias e refletir sobre as questões do cotidiano. Além de meu trabalho autoral, também fotografo ensaios e eventos.”

Sobre a artista

Fotógrafa e pesquisadora visual, natural do Rio de Janeiro, onde atualmente reside. Formada em Jornalismo, com Especialização em Jornalismo Cultural, Mestrado e Doutorado em Comunicação, Débora é apaixonada por fotografia, mundo no qual ingressou em 2012.

Esta é a primeira exposição individual da artista, que já levou seu trabalho coletivamente à Rio 540 Anos – Fora do Cartão Postal, em 2015. Além disso, ministrou o minicurso “Introdução aos estudos da paisagem: pintura e fotografia” no Congresso Intercom de Joinville, em 2018.